Alagoas
Nutricionistas da Sesau orientam sobre cuidados alimentares para diabéticos e como prevenir a doença
A alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento do Diabetes Mellitus (DM), doença que acomete cerca de 537 milhões de adultos em todo o mundo, conforme dados da 10ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF). Diante disso, neste dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, nutricionistas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orientam sobre os cuidados que os diabéticos devem ter na escolha dos alimentos.
De acordo com a nutricionista da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Ana Patrícia Tojal, os diabéticos devem ter uma atenção especial em relação à alimentação. É importante o cuidado com as quantidades e as frequências de ingestão de alimentos fontes de carboidratos, proteínas e gorduras. Também é fundamental evitar ao máximo o consumo de algumas comidas.
“Logicamente, doces e aqueles ricos em açúcares refinados, mas não só esses são necessários evitar ou suspender. Os ultraprocessados, que são os que mais contribuem para o surgimento e complicações de doenças crônicas como o diabetes, também devem ser riscados. Devemos sempre priorizar aqueles in natura, os naturais. Além disso, um acompanhamento nutricional individualizado é muito importante”, disse.
A profissional também destacou que não existe uma dieta padrão para o diabético. “A gente precisa olhar para a individualidade de cada um. Precisamos levar em consideração vários fatores, como peso, altura, idade, sexo, por exemplo, para que possamos planejar a melhor composição alimentar para determinada pessoa, com a quantidade ideal de calorias e nutrientes no decorrer do dia”, explicou na Ana Patrícia Tojal.
Vale destacar que os alagoanos podem buscar acompanhamento especializado com nutricionista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Rede de Atenção Primária dos municípios. “A Atenção Primária é a porta de entrada para a população acessar esses serviços. É possível encontrar atendimento nutricional em várias Unidades Básicas de Saúde [UBS], em unidades de referência e em equipes multidisciplinares das cidades”, expôs.
Prevenção do Diabetes
A também nutricionista da Sesau, Gilvânia Nóia, ressaltou a importância da ingestão de alimentos saudáveis como forma de prevenir a doença. “A alimentação adequada é base, tanto para a prevenção quanto para o controle do Diabetes. Outro ponto que devemos frisar é a realização de atividade física, que também é fundamental. O corpo humano não foi feito para ficar sedentário e todos nós precisamos nos exercitar”, afirmou.
É importante contextualizar que o Diabetes é uma doença crônica que precisa de tratamento medicamentoso. Basicamente, ela se divide em Tipo 1 e Tipo 2. O primeiro é causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Já o Tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina.
Entre os fatores de risco para o Diabetes, estão a idade, genética, tabagismo, consumo elevado de álcool, excesso de peso, hábitos alimentares, sedentarismo, histórico familiar, diagnóstico prévio de pré-DM ou diabetes gestacional, presença de hipertensão arterial e dislipidemia e fatores socioeconômicos, conforme especifica o Ministério da Saúde (MS).
Mais informações sobre alimentação pra diabéticos podem ser encontradas no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1JecOepdQugnh1TNzRx0PYtIUYc6okuED/view
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
3SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista