Alagoas
Governo do Estado apresenta Protocolo de Atendimento a Pessoas Idosas em Situação de Violência
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), apresentou nesta segunda-feira (11) o Protocolo de Atendimento a Pessoas Idosas em Situação de Violência. O evento, realizado na sede da Vice-Governadoria, contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e teve a contribuição da Rede de Atenção às Violências (RAV) para a sua elaboração.
De acordo com a secretária de Estado da Cidadania, Arabella Mendonça, o Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência vai garantir uma resposta integrada a violação dos direitos desse público. “Esse documento vai permitir que toda a rede de apoio nos 102 municípios esteja preparada para atender a pessoa idosa assegurando seus direitos”, afirmou.
Representando o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o secretário executivo Igor Montteiro, destacou que o protocolo garantirá o cumprimento dos direitos da pessoa idosa em toda Rede do Governo do Estado. “O documento visa instituir uma política de segurança em atendimento para a pessoa idosa em toda Rede do Estado de Alagoas, em um trabalho transversal, realizado em conjunto com Conselhos, Defensoria Pública e demais órgãos. A política de prevenção à violência e o cuidado ao idoso é um compromisso do governador Paulo Dantas, que tem instituído políticas públicas efetivas e eficientes”, concluiu.
 (4).jpeg)
A gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes, ressaltou que a Rede atendeu, no primeiro semestre deste ano, 166 idosos vítimas de violência e reforçou o empenho da equipe que participou da criação do protocolo. “A RAV vem garantindo o atendimento à população idosa de Alagoas com acolhimento e realizando os encaminhamentos necessários. Nossa equipe também trabalhou com a Secdef, na construção do protocolo, que será fundamental para fortalecer a ligação entre órgãos e serviços que prestam atendimento à pessoa idosa, como a Saúde, Segurança, Assistência, Defensoria Pública e Ministério Público, além do Conselho de Direitos e Centro de Direitos da Pessoa Idosa”, finalizou.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). A Defensoria Pública do Estado, o Conselho Estadual da Pessoa Idosa e a Associação das Instituições de Longa Permanência de Alagoas também estiveram presentes ao lançamento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
 (2).jpeg&w=400&h=350)
 (3).jpg&w=400&h=350)
 (4).jpg&w=400&h=350)