Alagoas
Após morte de homem em shopping MP recomenda que PM use câmera corporal e arma não letal
								O Ministério Público de Alagoas (MPAL) acompanha as investigações sobre a morte de José Bernardo Correia, 45, na quinta-feira, 25, após um possível surto psicótico do homem em um shopping de Maceió. O promotor de justiça, Magno Alexandre Moura, recomendou que a Polícia Militar de Alagoas use câmeras corporais e armas não letais em situações deste tipo.
 
"Sem sombra de dúvidas há uma necessidade de implementação urgente das câmeras corporais por parte da Polícia Militar de Alagoas, das forças de segurança. Com isto, na primeira abordagem, no uso proporcional da força, a situação que se apresenta não se pode usar armas letais. Porque certamente a vida da pessoa vem a ser o bem maior atingido. Então, há necessidade de que se use primeiramente armas não letais".
 
De acordo com o promotor, o Ministério Público Estadual e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos já recomendaram e fizeram um estudo técnico sobre o assunto, inclusive, visitando outras capitais. "Demonstrando o quanto isso só ganha a população e a própria corporação, da transparência dos atos que são praticados para manter a ordem pública e resguardar o patrimônio e as vidas das pessoas", afirmou.
 
A Polícia Civil instaurou procedimento para investigar as circunstâncias que levaram à morte de José Bernardo Correia. A polícia já solicitou imagens do circuito de segurança do shopping. Seguranças que participaram da abordagem ao homem em surto foram intimados e serão ouvidos na segunda-feira.
 
"Em uma situação como essa, com a câmera corporal poderia elucidar rapidamente, de forma transparente o que aconteceu. Isso é tão importante para o policial que foi atender uma ocorrência a fim de demonstrar que as técnicas empregadas são necessárias para conter aquela situação. Tanto quanto o esclarecimento junto aos familiares da vítima e à sociedade de que tenha ou não responsabilidades de quem quer que seja, ou pela polícia ou pela própria vítima que, infelizmente, morreu", lamentou o promotor.
Em nota publicada nesta sexta-feira, a Polícia Militar de Alagoas afirmou que o tiro partiu de um dos policiais do 1º Batalhão, que atendeu à ocorrência.
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas