Alagoas
Braskem irá avaliar possíveis riscos de colapso das minas 20 e 21; trabalho começou nesta segunda
A Braskem começou, nesta segunda-feira, 15, a executar atividades preparatórias para realização de um estudo aprofundado nas cavidades da minas 20 e 21. O estudo de urgência nas duas minas, localizadas próximas à mina 18, que colapsou em 10 de dezembro de 2023, havia sido exigido pela Defesa Civil de Alagoas, que disse que a análise é necessária para atualizar a real situação da região e o tamanho das cavidades das duas minas, que hoje são uma só.
A Braskem explicou que empresas e técnicos especializadas contratados pela mineradora vão realizar um exame de sonar nas minas 20 e 21, para verificar a altura, diâmetro e volume das cavidades das duas minas.
O equipamento vai acessar as cavidades por meio de uma tubulação auxiliar. A previsão é de que o exame aconteça logo após o fim das atividades preparatórias, o que deve acontecer nos próximos dias.
Através da Assessoria de Comunicação, a empresa disse que “está executando as atividades preparatórias para a realização de exame de sonar nas cavidades 20 e 21, a exemplo da avaliação e manutenção dos equipamentos. Todo trabalho é realizado por empresas contratadas pela Braskem. Tanto o acesso à área quanto as atividades em si ocorrem mediante autorização da Defesa Civil de Maceió e análise de riscos. A previsão é que o exame propriamente dito comece nos próximos dias. O sonar verifica diâmetro, altura".
A Defesa Civil de Maceió autorizou, na quinta-feira, 11, que técnicos da Braskem realizem esse estudo nas cavidades das minas 20 e 21, que foi liberado após a mineradora apresentar todas as garantias e critérios de segurança necessários.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico