Alagoas
Egressos da Uncisal publicam artigo científico em reconhecido periódico no campo da extensão nacional

“Nossa universidade tem mais um motivo para comemorar: o trabalho
desenvolvido por egressos foi publicado na Revista Brasileira de Extensão
Universitária, uma prestigiada publicação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão
das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras”. O depoimento é da
professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal),
Maria Rosa da Silva, que desempenhou a supervisão e orientação do projeto de
extensão que foi objeto do estudo.
O objetivo da publicação, intitulada “Extensão universitária e formação de multiplicadores: Instrumento de captação de doadores de sangue e medula”, foi relatar a experiência do projeto de extensão “Formação de agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea”, que trabalhou, na Uncisal, a formação de agentes multiplicadores na captação de sangue e cadastro de medula óssea.
O artigo tem como autores quatro egressos da Uncisal: Claudio José dos Santos Júnior (Medicina), John Victor dos Santos Silva (Enfermagem), Erivaldo Santos de Lima (Fisioterapia) e Débora de Cerqueira Santana (Terapia Ocupacional), além da docente orientadora, Maria Rosa da Silva.
O projeto de extensão foi executado no período de 2016 a 2019 e desenvolveu mais de 120 ações de educação em saúde na área de hematologia e hemoterapia. “Por meio de práticas educativas em saúde, os extensionistas conseguiram consolidar aprendizado e interagir de forma horizontal com a comunidade, praticando a alteridade e a empatia”, descreveu a professora da Uncisal.

“A publicação do artigo na Revista Brasileira de Extensão, reconhecido periódico no campo da extensão nacional, representa um reconhecimento de nível nacional da importância do projeto desenvolvido e de seu impacto em Alagoas. O projeto não só contribuiu para a formação dos alunos na temática de hemoterapia, mas também expandiu a base de doadores de sangue e medula óssea por meio da Educação em Saúde”, disse a professora, que foi coordenadora do projeto por 4 anos.
As atividades do projeto de extensão foram realizadas em parceria com várias instituições de Alagoas, com destaque para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), e a Pró-reitoria de Extensão da Uncisal.
O projeto de extensão “Formação de agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea” desenvolveu 3 edições do Simpósio Alagoano de Doação de Sangue e Captação de Medula Óssea, além de ter organizado e publicado o livro Hemoterapia Essencial, obra que hoje serve de referência para a área de hematologia e hemoterapia em Alagoas.
Acesso o artigo completo para leitura clicando aqui.

Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé