Alagoas
Governo e ONU-Habitat promovem oficina de desenho sobre novo parque no Eustáquio Gomes

O Governo de Alagoas, em parceria com a
ONU-Habitat, promove mais uma Oficina de Desenho de Espaços Públicos, desta vez
no bairro Eustáquio Gomes. O evento, que começou nesta quinta (19) e termina
sexta-feira na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, conta com a
participação de servidores estaduais, alunos, moradores e representantes do
conjunto residencial.
O objetivo das oficinas é realizar um diagnóstico participativo com moradores do conjunto Eustáquio Gomes para levantar ideias e propostas para a construção de um parque urbano pelo Governo do Estado, numa área que compreende o entorno da escola. As obras estruturantes de mobilidade urbana serão executadas pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Em 2018, uma ação semelhante no Parque Linear do Cigano, e posteriormente, no Parque Linear da Grota da Freira, no bairro do Jacintinho. Dessa vez, a atividade conta com mais de 50 inscritos, entre moradores e estudantes da Escola Alfredo Gaspar de Mendonça. A iniciativa é essencial para que o projeto final leve em conta a participação popular.
A secretária Especial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam, destacou a importância desse tipo de ação. “É estratégico construir o processo desde o início e coletivamente, envolvendo as pessoas que usam o espaço. O primeiro dia será de escuta coletiva, e no segundo dia a população, em equipe, vai dizer o que é que eles entendem que seria o parque ideal para eles”, disse ela.
Vida Nova nas Grotas
O Vida Nova Nas Grotas é um programa do Governo de Alagoas que surgiu em 2016. Cabe à Setrand promover melhorias de mobilidade com foco nas populações mais vulneráveis de Maceió e dos municípios, incluindo intervenções urbanas e territoriais que diminuam as desigualdades espaciais e de acesso a serviços. As comunidades são transformadas por meio da implantação de escadarias, pontilhões, passeios, canaletas e corrimão.
Atualmente, para além de obras estruturantes, o programa conta com uma coordenadoria que articula ações conjuntas com outras secretarias, visando promover estratégias, qualidade de vida, inclusão social e bem-estar.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF