Alagoas

Secult promove XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas

06/10/2023
 Secult promove XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas
Ryan Charles / Ascom Secult

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, abre inscrições para o XII Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas, que será realizado entre os dias 26 e 27 de outubro, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Os interessados podem se inscrever neste link

 

O evento tem como propósito central fomentar o compartilhamento de conhecimento e experiências entre profissionais da área, buscando fortalecer a comunidade bibliotecária do estado. Entre os principais objetivos, destaca-se a colaboração entre bibliotecas do estado, promover a leitura e o acesso à informação, e, sobretudo, inspirar a reflexão sobre o papel vital que essas instituições desempenham na sociedade. 

 

“Com uma programação rica em palestras, oficinas e oportunidades de networking, a expectativa é que o evento cumpra plenamente os objetivos e deixe um impacto duradouro na comunidade bibliotecária de Alagoas”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.

 

A coordenadora do sistema, Mira Dantas, reforçou a importância do encontro e enriquecimento para os equipamentos.

 

“Este evento é uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, construir parcerias e inspirar ações positivas em nosso setor. Estou confiante de que, juntos, alcançaremos resultados significativos e deixaremos uma marca no Estado. Espero que todos os participantes aproveitem ao máximo esta experiência enriquecedora.”, exclamou Mira Dantas.


Confira abaixo a programação completa:


1º DIA – 26/10/2023

Local: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

 

MANHÃ

9h - ABERTURA OFICIAL

Mesa: Secretária de Estado da Cultura, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, coordenadora do Curso de Biblioteconomia – Ufal.

10h – Palestra: Rumo das políticas para as Bibliotecas Públicas no Brasil – Coordenação do Sistema Nacional de Bibliotecas

11h – Coffee Break

 

TARDE

13h às 16h30min

Mesa de debates sobre as perspectivas e caminhos para as bibliotecas públicas e comunitárias diante das demandas tecnológicas

Mediação: Bibliotecária Mira Dantas

Convidados:

Coordenador do Curso de Biblioteconomia

Professor Marcos Prado

Bibliotecário Márcio Adriano

 

2º DIA – 27/10/2023

Local: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos


MANHÃ

8h às 12h

Relato de Boas práticas nas Bibliotecas Públicas Municipais

Biblioteca Pública Municipal Pedro de França Reis - Arapiraca

Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Hidelbrando Guimarães - São Miguel dos Campos

Biblioteca Iêda Damasceno - Delmiro Gouveia

 

TARDE

13h às 16h30

Oficina de contação de história

Oficina de elaboração de projetos Culturais

Oficina de uso do software de automação de bibliotecas (BIBLIVRE)