Alagoas
Estudante da Uneal toma posse na direção nacional de universidades públicas da UNE
Ele assume o cargo defendendo autonomia financeira para as universidades estaduais.

Eleito em julho diretor nacional para universidades públicas, no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), o estudante de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal|), Samuel Oliveira, tomou posse no dia 31, disposto a ampliar a luta pela reorganização do movimento estudantil no Estado e no País.
Samuel está focando também na luta pela autonomia financeira das universidades estaduais, considerando que elas não dispõem de orçamento para a manutenção e ampliação dos serviços de qualidade dentro do ensino público.
"Eu sou aluno do curso de Letras do campus 5 da Uneal, em União dos Palmares. Lá todos sentimos na pele essas dificuldades de gestão por falta de orçamento. Portanto, enquanto dirigente da UNE voltado para o segmento das universidades públicas vou defender uma articulação junto aos demais estados para ajudar a mudar essa realidade", disse o líder estudantil.
Ele defende que o governo federal crie rubricas que assegurem, a partir do Orçamento da União, recursos orçamentários para as universidades estaduais. "Assim como existe fundos para o ensino básico nos estados e municípios, pode ser criado um fundo também para as universidades estaduais. Vamos defender essa bandeira dentro da UNE e em cada estado da federação", pontou.
Samuel está ainda empenhado em recriar em Alagoas a União Estadual dos Estudantes, considerando que as entidades que defendiam os interesses da classe praticamente sucumbiram, em meio ao avanço do conservadorismo intolerante que tomou conta do País, a partir de 2016.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé