Alagoas
Secretaria de Saúde de Arapiraca confirma morte de criança de 4 anos vítima de meningite
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca confirmou, anunciou, nesta quinta-feira, 31, que a morte de uma criança de quatro anos, no último dia 20, em uma unidade de saúde do município, aconteceu devido à meningite pneumocócica. A confirmação se deu após o resultado do exame de biologia molecular do óbito.
O teste foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e apresentado na terça-feira. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs) ressalta que todas as pessoas indivíduos são suscetíveis à meningite Pneumocócica, sendo as crianças menores de cinco anos de idade e os idosos os grupos de maior risco de contrair a doença.
"O CIEVS Arapiraca segue em constante monitoramento e reforça que a melhor prevenção contra as meningites é a vacinação, disponível pelo SUS. A Coordenação de Doenças Imunopreveníveis e Imunização reforça que todas as vacinas do calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde", diz uma nota publicada pela Saúde municipal.
A criança de quatro anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, em Arapiraca, apresentando sintomas como febre, vômitos, diarreia e dor abdominal. O quadro evoluiu para crise convulsiva e ela morreu cerca de quatro horas depois.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados