Alagoas

Greve nas escolas da rede estadual começou nesta quinta-feira

Professores/as e funcionários/as da educação param as atividades pelo reajuste de 14.95%

Redação 24/08/2023
Greve nas escolas da rede estadual começou nesta quinta-feira

Começou, nesta quinta-feira, 24, uma greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da educação de Alagoas. Escolas de todo o Estado estão paralisadas para pressionar o governo Paulo Dantas a implantar o reajuste de 14.95% a todos os cargos e níveis da categoria. A decisão de parar foi tomada em assembleia do Sinteal, na última segunda-feira.

Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, reforça os motivos da greve. “Não estamos fazendo greve para prejudicar ninguém, estamos lutando pela valorização da educação pública, para ter condições de continuar entregando um serviço público de qualidade e garantindo a sobrevivência digna das nossas famílias. Desde janeiro a gente bem negociando, mas infelizmente o governador não avança na pauta salarial”.

A primeira semana de greve será marcada por uma programação de luta intensa, com panfletagem na Assembleia Legislativa (ALE) e atos públicos nos bairros. Antes mesmo de iniciar a greve, já foram iniciadas as mobilizações, como relata Izael. “Nós da direção já estivemos na ALE conversando com os parlamentares, esclarecendo que o projeto de reajuste que o governador enviou não foi aceito pela educação, e pedindo o apoio de todos para o nosso pleito”, avalia.

Ainda dentro da escola, a categoria passou a semana dialogando com a comunidade escolar (estudantes, pais, mães e responsáveis) sobre as razões da luta, pedindo (e conquistando) a compreensão e o apoio de todos.