Alagoas
Ato público em defesa das competências da JT reúne entidades na sede do TRT-19
Discursos enfatizaram a importância da autonomia do judiciário trabalhista

Entidades sindicais e representativas da sociedade civil promoveram, na manhã desta quinta-feira (10/8), um ato público em defesa da manutenção das competências da Justiça do Trabalho. A manifestação aconteceu em frente ao prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), em Maceió. O ato foi uma iniciativa da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas (OAB/AL), e contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores, procuradores do Trabalho, advogados, sindicalistas, além de parlamentares.
Estiveram presentes representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (Aatal), Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Asstra19), Comissão Nacional de Direito do Trabalho.
Lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nova Central Sindical e dos Sindicatos: dos Bancários; dos Jornalistas; Sindjus; Sindprev; Urbanitários; Sintect (Correios); Sinteal, dos Professores da rede particular (Sinpro); dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe; dos Comerciários; dos Docentes da Uneal; dos Trabalhadores da Construção Civil; dos Técnicos em Radiologia; dos Enfermeiros; dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Alagoas; dos trabalhadores na Construção Civil Leve e Pesada de Alagoas; dos Trabalhadores Rurais Assalariados de Capela, União dos Palmares e Matriz de Camaragibe; Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetar), além do deputado estadual Silvio Camelo (PV) e do vereador por Maceió Dr. Valmir (PT).
O presidente da Comissão da OAB, advogado Kleber Santos, enfatizou a importância da manifestação em prol da manutenção das competências da Justiça do Trabalho. “Trabalhadores, sindicatos, associações e a sociedade em geral precisam se unir para dar um basta no desmonte e na tentativa de esvaziamento da JT, pois ela é a garantia de acesso dos trabalhadores aos seus direitos quando esses deixam de ser cumpridos”, afirmou.
O presidente da OAB/AL, Vagner Paes Cavalcanti Filho, também ratificou o apoio à Justiça do Trabalho. “A JT não pode, de forma alguma, sofrer perda de sua autonomia; estamos juntos pelo seu fortalecimento”, frisou. A presidente da CUT/AL, Rilda Maria Alves, em sua fala, externou apoio incondicional à causa do judiciário trabalhista. “Quando defendemos a Justiça do Trabalho, estamos defendendo os direitos conquistados por nós trabalhadores”, afirmou.
O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT) esteve representado no movimento pelo seu procurador-chefe, Rafael Gazzaneo Junior. Ele enfatizou a importância da Justiça do Trabalho na sociedade. “A JT é um exemplo de celeridade na prestação jurisdicional, além de tutelar e proteger os mais pobres, bem como contribuir na redução das desigualdades”, pontuou.
O presidente do Regional Trabalhista alagoano, desembargador Marcelo Vieira, agradeceu o apoio das entidades que compareceram ao evento. “Em todas as vezes que a Justiça do Trabalho sofreu ataques, os trabalhadores e trabalhadoras, bem como as entidades representativas da sociedade civil organizada, estiveram presentes em sua defesa. O maior patrimônio da JT é a sua credibilidade”, afirmou.
O vice-presidente e corregedor do TRT-19, desembargador João Leite de Arruda Alencar, por sua vez, também agradeceu o apoio dispensado pelos participantes. “Sentimo-nos honrados com a presença de todos vocês nesse momento tão importante em que nos unimos em prol da Justiça do Trabalho,” frisou.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF