Vida Esportiva
Alcaraz disputa primeira final contra adversário mais jovem e busca 34º título em Doha
Espanhol enfrenta o francês Arthur Fils na decisão do ATP 500 do Catar; rival superou grave lesão e busca afirmação no circuito
Carlos Alcaraz volta à quadra neste sábado (21), em Doha, para disputar a 34ª final da carreira, desta vez com um marco inédito: será a primeira decisão do espanhol contra um adversário mais jovem. A final contra Arthur Fils acontece às 21h no horário local (15h de Brasília), na quadra central, com transmissão pela ESPN e Disney+.
Até então, em suas 33 finais anteriores, Alcaraz sempre enfrentou rivais mais velhos. No ATP 500 da capital do Catar, o cenário muda com a presença do francês Arthur Fils, de 21 anos, atualmente número 40 do ranking. A campanha já garante a Fils um salto para a 33ª posição na próxima atualização, ainda distante de seu melhor ranking: o 14º lugar.
O retrospecto recente favorece Alcaraz. O melhor momento de Fils foi em 14 de abril de 2025, ao término do Masters de Montecarlo, quando chegou às quartas de final e foi eliminado justamente por Alcaraz. O duelo foi eleito pela ATP como a melhor partida de 2025 até agora. Uma semana depois, ambos se enfrentaram novamente, desta vez nas semifinais de Barcelona.
Para relembrar a primeira vez que Alcaraz enfrentou um jogador mais jovem no circuito, é preciso voltar à terceira rodada do Australian Open de 2024, contra Junchen Shang.
A final em Doha também marca o reencontro de Alcaraz com um adversário em reconstrução. Fils teve sua ascensão interrompida em 2024 por uma fratura por estresse na vértebra L5, sofrida na segunda rodada de Roland Garros, diante de Jaume Munar. O francês venceu aquela partida, mas não conseguiu atuar na fase seguinte contra Andrey Rublev.
Fils tentou retornar em Toronto, onde venceu Pablo Carreño, mas precisou interromper novamente sua sequência até fevereiro deste ano. No retorno oficial, em Montpellier, alcançou as quartas de final e foi derrotado por Felix Auger-Aliassime, que acabou campeão. Em seguida, foi eliminado na estreia em Rotterdam por Alex de Miñaur, também vencedor do torneio.
Agora em Doha, Fils vai além ao chegar à decisão e reforça seu projeto esportivo com a contratação do técnico Goran Ivanisevic, ex-treinador de nomes como Novak Djokovic, Stefanos Tsitsipas e Elina Rybakina.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista