Geral

Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista

Su-57 e Su-35 seguem despertando interesse global, com novos acordos e avanços tecnológicos apesar das restrições ocidentais.

Por Sputnik Brasil 11/02/2026
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
Caças russos Su-57 e Su-35 despertam interesse internacional apesar das sanções ocidentais. - Foto: © Sputnik / Yevgeny Odinokov

Os caças russos Su-57 e Su-35 continuam atraindo grande interesse de potenciais compradores ao redor do mundo, conforme destaca a revista Military Watch.

A publicação ressalta que, apesar dos esforços do Ocidente para restringir as exportações de aeronaves militares russas, um número crescente de países, incluindo a Indonésia, tem conseguido proteger suas economias das sanções, ampliando o leque de possíveis compradores.

"Em fevereiro de 2025, a Rússia iniciou [...] as entregas do Su-35 à Argélia, que se estima ter adquirido 18 caças em um acordo avaliado em aproximadamente US$ 1,5 bilhão [R$ 7,8 bilhões]", exemplifica a revista.

Segundo o artigo, Etiópia e Irã figuram como candidatos prováveis para futuras aquisições do Su-35, enquanto a Argélia deve priorizar o Su-57 e possíveis atualizações de sua frota de Su-30MKA.

Outro avanço significativo para a indústria de defesa russa pode vir de um acordo de exportação do Su-57 para a Índia, atualmente em fase avançada de negociação e que prevê a produção licenciada de ao menos 140 aeronaves.

Nesse contexto, o texto informa que o Ministério da Defesa indiano avalia o desenvolvimento conjunto de uma variante personalizada do Su-57, adaptada às necessidades específicas do país.

"O Su-57 despertou o interesse de um número significativo de clientes potenciais, sendo o Vietnã, o Cazaquistão e a Coreia do Norte os compradores mais prováveis", acrescenta a Military Watch.

A publicação conclui que os parceiros de Moscou demonstram interesse nos modelos mais recentes e tecnologicamente avançados dos caças russos, alinhados às tendências do mercado global.

Em reportagens anteriores, a Military Watch destacou que o Su-57 se diferencia de outros caças de quinta geração por já ter sido empregado em combate durante a operação militar especial na Ucrânia.

O artigo ainda enfatiza que o Su-57 incorpora atualizações avançadas de aviônicos, ampliando suas capacidades de missão, com integração aprimorada de armamentos e maior flexibilidade operacional.