Vida Esportiva

Após medalha histórica para o Brasil nos Jogos de Inverno, Lucas Pinheiro busca novo pódio hoje no slalom

Outros dois esquiadores brasileiros, Giovanni Ongaro e Christian Oliveira Soevik, também competem e correm por fora na disputa

Agência O Globo - 16/02/2026
Após medalha histórica para o Brasil nos Jogos de Inverno, Lucas Pinheiro busca novo pódio hoje no slalom
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Lucas Pinheiro Braathen já entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar, no sábado, a primeira medalha do Brasil em Jogos de Inverno — e logo de ouro, no slalom gigante. Agora, o esquiador busca ampliar seu feito. Nesta segunda-feira, a partir das 6h, Lucas disputa uma nova chance de pódio, desta vez no slalom, prova em que era apontado como favorito antes mesmo do início dos Jogos.

A principal diferença entre as duas provas está na distância entre as portas, os obstáculos do percurso: são 25 metros no slalom gigante e 13 metros no slalom, tornando esta última mais técnica e menos veloz.

Além de Lucas, outros dois brasileiros, Giovanni Ongaro e Christian Oliveira Soevik, também participam da disputa, embora sejam considerados azarões na briga pelo pódio.

A primeira descida acontece às 6h (horário de Brasília), no Centro de Esqui de Stelvio, com Lucas sendo o sexto a descer. Os 30 melhores tempos avançam para a segunda descida, marcada para as 9h30. Nesta etapa, a ordem será invertida: o atleta mais lento desce primeiro e o mais rápido encerra a competição, definindo o pódio.

Lucas liderou o ranking de slalom durante toda a temporada, até a última etapa antes da Olimpíada. Entre seus principais adversários na prova de hoje estão o francês Clément Noel, campeão olímpico em Pequim-2022, e o norueguês Atle Lie McGrath, atual líder do ranking.

Fora das pistas, Lucas protagonizou um momento marcante nas redes sociais ao interagir com Ronaldinho Gaúcho, um de seus ídolos. Após o ex-camisa 10 elogiar o esquiador no X, Lucas respondeu: “Inacreditável, obrigado por tudo. Se não fosse por você, eu nunca teria chegado aqui”.

Além do esqui alpino, o Brasil também marca presença em outras modalidades nesta segunda-feira em Milão-Cortina. A equipe de bobsled inicia, a partir das 6h, a disputa da categoria 2-man. Edson Bindilatti, em sua sexta e última participação nos Jogos de Inverno, compete ao lado de Luís Bacca.