Vida Esportiva

Foliões cariocas se vestem de atletas de curling e improvisam pedra com panela

Grupo de amigos transforma asfalto do Rio em pista de curling com fantasia inspirada nos Jogos de Inverno

Agência O Globo - 16/02/2026
Foliões cariocas se vestem de atletas de curling e improvisam pedra com panela
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Nem mesmo a ausência de gelo em um país tropical como o Brasil impediu foliões de homenagearem os Jogos de Inverno de Milão-Cortina. Um grupo de amigos chamou a atenção nas quentes ruas do Rio de Janeiro ao vestir uniformes de atletas e usar equipamentos improvisados para simular partidas de curling, modalidade olímpica em que se lançam pedras sobre o gelo em direção a um alvo, utilizando também um material semelhante a uma vassoura.

Demonstrando criatividade, os foliões adaptaram rodos para "derreter" o gelo imaginário e atraíram olhares principalmente pelo componente central da fantasia: a substituição da tradicional pedra de curling por uma panela, colada de cabeça para baixo sobre rodinhas de móvel.

“Para fazer o brinquedo usamos uma panela velha da minha mãe e colocamos rodinhas de móvel nela”, contou João Victor Pagani, responsável por compartilhar o vídeo da brincadeira, ao jornal O Globo.

A inspiração veio do interesse da família Pagani por eventos esportivos. O vídeo viralizou nas redes sociais, onde internautas elogiaram a criatividade e destacaram até a imitação dos gritos típicos do esporte pelos foliões.

Apesar de o Brasil ainda não ser uma potência nos Jogos de Inverno, o país celebrou sua décima participação consecutiva em 2024, marcada por um feito inédito: a primeira medalha de ouro em 30 anos de disputas. No sábado, Lucas Pinheiro superou 80 adversários no slalom gigante e conquistou o lugar mais alto do pódio.

Na segunda-feira, às 6h30, o atleta, filho de brasileira com norueguês, terá a chance de ampliar o recorde brasileiro na prova de slalom.

Mesmo sem terem assistido à disputa do slalom gigante, já que estavam em um bloco de carnaval, a família Pagani se sentiu ainda mais privilegiada ao saber da vitória histórica do Brasil nos Jogos de Inverno.

“Chegar em casa e ver a vitória dele (Lucas Pinheiro) deixou tudo ainda mais legal”, afirmou João Victor Pagani.