Vida Esportiva

Esposa de Vanderlan, do Bragantino, agradece apoio após cirurgia cerebral: 'Faz toda a diferença'

Jogador foi diagnosticado com Malformação Arteriovenosa Cerebral e passou por cirurgia bem-sucedida

Agência O Globo - 22/01/2026
Esposa de Vanderlan, do Bragantino, agradece apoio após cirurgia cerebral: 'Faz toda a diferença'
- Foto: Reprodução / Instagram

O lateral-esquerdo Vanderlan, do Bragantino, passou por um procedimento neurocirúrgico bem-sucedido na última terça-feira, 20 de janeiro, no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A cirurgia foi realizada para tratar uma doença cerebral, conforme informado pelo clube paulista. Nesta quinta-feira, Thamy Araujo, esposa do atleta, utilizou as redes sociais para agradecer as mensagens de apoio, orações e demonstrações de carinho recebidas.

"Aos amigos e familiares que não sabiam, fiquem tranquilos. Está tudo bem. Ele não está com celular ou rede social, caso precisem, podem falar comigo. Ficarei os próximos dias off daqui, sendo 100% pra ele e por ele. Quando tivermos alta, falo melhor com vocês", publicou Thamy em um story. Ela completou: "Obrigada a todos pelas mensagens, orações e carinho. Faz toda diferença".

Thamy reforçou ainda que Vanderlan permanecerá em repouso e sob seus cuidados nos próximos dias. O jogador, de 23 anos, foi diagnosticado com Malformação Arteriovenosa Cerebral (MAV) no final do ano passado. Segundo o Bragantino, a previsão é que ele retorne aos gramados nos próximos meses.

"Deus é contigo, meu amor. Sumida daqui por conta desse motivo, estou 100% focada em cuidar dele. Graças a Deus a cirurgia foi um sucesso, seguimos cuidando dele e confiando no processo", escreveu Thamy Araujo.

O que é Malformação Arteriovenosa Cerebral

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Bragantino explicou que Vanderlan apresentou um quadro infeccioso acompanhado de cefaleia. Durante a investigação, exames de imagem identificaram uma alteração que exigiu avaliações mais detalhadas. Após exames e avaliações de especialistas, foi confirmado o diagnóstico de MAV.

Diante desse cenário, foi indicado o procedimento cirúrgico para correção e cura da Malformação Arteriovenosa Cerebral. Clube, atleta e familiares optaram pela cirurgia, realizada na terça-feira, com sucesso. Vanderlan inicia agora o período de recuperação, com expectativa de retorno à prática esportiva nos próximos meses.

A Malformação Arteriovenosa Cerebral, conhecida como MAV, é uma alteração congênita nos vasos sanguíneos do cérebro, ou seja, está presente desde o nascimento. Caracteriza-se por um emaranhado de vasos que conecta artérias e veias no cérebro, pulando o sistema capilar, o que faz com que o sangue circule rapidamente e sob alta pressão.

Com o tempo, essa condição pode tornar os vasos frágeis, aumentando o risco de rompimento e sangramento cerebral. O tratamento varia de acordo com fatores como idade, sintomas, tamanho e localização da MAV, além da ocorrência ou não de sangramento prévio.