Vida Esportiva

Rayssa Leal conquista o pentacampeonato do STU Rio e reforça domínio nas pistas

Brasileira garantiu o ouro antes mesmo da última volta e celebra feito histórico no Rio de Janeiro

Agência O Globo - 16/11/2025
Rayssa Leal conquista o pentacampeonato do STU Rio e reforça domínio nas pistas
Rayssa Leal - Foto: Instagram - @rayssalealsk8

Rayssa Leal confirmou neste domingo (9) o seu domínio absoluto no skate street ao conquistar o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio. A skatista brasileira, de apenas 17 anos e duas vezes medalhista olímpica, brilhou na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, e garantiu mais um ouro antes mesmo de executar a terceira e última volta.

“A vontade de vencer nunca passa”, celebrou Rayssa logo após a competição. “Estou muito feliz, é muito bom estar em casa, no Brasil. Consegui fazer tudo o que queria, acertei minhas voltas e estou feliz em andar de skate com meus amigos”, completou.

Com uma nota de 75,69, Rayssa ficou à frente da australiana Chloe Covell (70,55) e da holandesa Keet Oldenbeuving (58,78). As brasileiras Gabriela Mazetto, Maria Lucia e Isabelly Avila também disputaram a final.

Ovacionada pelo público, Rayssa entrou na pista ao som de “Rainha da Pista”, do grupo Cone Crew, e fez uma apresentação impecável logo na primeira volta, alcançando a melhor nota da rodada inicial. Ao final, reverenciou o público, que vibrou a cada manobra. Na segunda sessão, Rayssa vinha bem, mas caiu na best trick e descartou a nota 64,00.

A final foi interrompida por cerca de 20 minutos devido à chuva, antes da terceira e última volta. Rayssa liderava com 75,69, seguida por Chloe Covell (70,55), Keet Oldenbeuving (58,78), Gabi Mazetto (55,23), Maria Lúcia (40,50) e Isabelly Avila (25,68).

Diferentemente das fases anteriores, que contavam com duas voltas por participante, a decisão considerou três apresentações, valendo apenas a melhor nota.

Na retomada, Chloe Covell fez uma volta tecnicamente forte, mas caiu na última manobra e recebeu nota na casa dos 52 pontos, não conseguindo superar Rayssa.

As demais finalistas também não conseguiram ultrapassar a marca da brasileira, que já tinha o ouro garantido antes da última apresentação. Rayssa tentou uma manobra especial, mas caiu e, em seguida, correu para abraçar as adversárias e comemorar o quinto título do STU Rio.