Vida Esportiva

Itália encara repescagem e tenta evitar terceiro vexame seguido em Copas

Seleção precisa golear a Noruega por 9 a 0 neste domingo para garantir vaga direta no Mundial; qualquer outro resultado leva os italianos à repescagem

Agência O Globo - 16/11/2025
Itália encara repescagem e tenta evitar terceiro vexame seguido em Copas
- Foto: Reprodução / Instagram

Somente uma goleada por 9 a 0 sobre a Noruega, neste domingo, às 16h45 (horário de Brasília), em Milão, pela última rodada das Eliminatórias Europeias, colocará a Itália diretamente na próxima Copa do Mundo. Caso o resultado improvável não aconteça, a seleção italiana enfrentará o drama de disputar a repescagem pela terceira vez consecutiva.

Uma vitória simples não será suficiente, pois a Itália igualaria os 21 pontos da Noruega, mas ficaria muito atrás no saldo de gols (29 a 12).

Os italianos já amargaram a ausência nas duas últimas Copas do Mundo, após eliminações na repescagem. Em 2018, a Suécia foi o carrasco. Em 2022, a Macedônia do Norte encerrou novamente o sonho italiano.

“Um 9 a 0 é impensável. Mas nunca diga nunca. Temos que ser realistas. Estamos jogando pelo orgulho da nossa seleção, contra um time que nos deu trabalho seis meses atrás. Há muita coisa em jogo amanhã”, afirmou o técnico Gennaro Gattuso.

O drama italiano começou já na estreia das Eliminatórias, quando a seleção foi derrotada pela Noruega, que abriu nove pontos de vantagem na tabela. O técnico Luciano Spalletti foi demitido após esse revés, mas ainda comandou a equipe na vitória por 2 a 0 sobre a Moldávia, três dias depois.

Desde então, a Itália venceu todos os jogos, mas a Noruega manteve o ritmo e goleou quase todos os adversários, construindo uma enorme vantagem no saldo de gols. Enquanto isso, os italianos obtiveram vitórias mais apertadas e não conseguiram acompanhar o desempenho do principal rival pela vaga direta.

Na disputa europeia, as seleções são divididas em grupos de quatro ou cinco equipes. O líder de cada grupo garante vaga direta na Copa, enquanto o segundo colocado disputa a repescagem, que oferece quatro vagas ao Mundial.

Para o duelo decisivo, a Itália terá dois desfalques importantes: o defensor Calafiori e o volante Tonali, ambos fora por questões físicas. Por outro lado, a equipe contará com o apoio de um estádio San Siro lotado, já que todos os 60 mil ingressos foram vendidos.

A Noruega chega embalada, com o melhor ataque das Eliminatórias Europeias para a Copa de 2026: são 33 gols marcados, sendo 14 deles do centroavante Erling Haaland, do Manchester City.