Vida Esportiva

Ídolo do Fluminense, Jhon Arias enfrenta dificuldades de adaptação na Premier League e tem futuro incerto

Colombiano ainda não marcou gols ou deu assistências pelo Wolverhampton; Fluminense mantém preferência de compra, enquanto Flamengo observa situação do jogador

Agência O Globo - 15/11/2025
Ídolo do Fluminense, Jhon Arias enfrenta dificuldades de adaptação na Premier League e tem futuro incerto
- Foto: Reprodução

Protagonista recente do Fluminense, Jhon Arias decidiu realizar o sonho de atuar em uma grande liga europeia, mas os primeiros meses no Wolverhampton, da Inglaterra, estão longe do esperado. O colombiano de 28 anos ainda não balançou as redes nem contribuiu com assistências e, muitas vezes, não completou os 90 minutos em campo pela lanterna da Premier League. O clube soma apenas dois pontos em 11 partidas, com nove derrotas e dois empates.

O início difícil de Arias no futebol inglês já alimenta rumores sobre um possível retorno ao Brasil. No entanto, segundo apuração do EXTRA, essa possibilidade não é considerada pelo estafe do jogador neste momento. Caso o cenário mude nos próximos meses, o Fluminense possui uma cláusula de preferência de compra. Em sua coletiva de despedida, Arias emocionou a torcida ao prometer que um dia voltaria ao clube.

— Eu vou voltar ao Fluminense e posso falar com tanta tranquilidade. Para mim, um grande ensinamento que minha família me deixou é que você deve ser leal ao que sente. Não há nada no mundo, nenhum dinheiro que compreenda sua essência, o que você representa, os valores que você carrega — afirmou Arias.

Sem radar do Flamengo

De acordo com informações, o Flamengo monitora a situação de Arias para o planejamento de 2026, embora ele não seja prioridade da diretoria. No ano passado, o Palmeiras chegou a sinalizar interesse, mas a diretoria tricolor não quis negociar naquele momento.

Apesar da fase pouco produtiva, Arias foi recentemente convocado para a seleção colombiana nesta data da Fifa. Ele ficou fora da lista de outubro, quando o técnico Néstor Lorenzo optou por testar novidades, como Kevin Serna, atacante do Fluminense.

Contratado por 22 milhões de euros (cerca de R$ 142 milhões à época) até 2028, Arias chegou com moral aos Wolves após se destacar no Mundial de Clubes e ser indicado ao prêmio Fifa The Best. Vestindo a camisa 10, foi um pedido especial do então técnico Vítor Pereira, admirador do atleta desde sua passagem pelo Corinthians e Flamengo. O português, porém, foi demitido após uma sequência negativa na Premier League, sendo substituído pelos galês Rob Edwards.

Dificuldades de adaptação

Com 720 minutos disputados em 12 jogos oficiais, Arias passou de destaque no futebol brasileiro ao lado da Inglaterra. Além do impacto de uma nova cultura e idioma, a fase assustadora do Wolverhampton e a troca de comando técnico complicam sua adaptação. Vale lembrar que o início no Fluminense também foi discreto, com apenas um gol em seu primeiro ano (2021).

— Ele (Arias) foi algumas vezes escalado como segundo ataque, mas nem sempre atuoso aberto, posição em que rende mais, na minha opinião. Muitas vezes, o tempo tinha menos posse de bola que o adversário, ou que não favorecia seu estilo. Embora não seja um jogador de grande contribuição defensiva, atua bem em contra-ataques, mas essa não é sua principal característica — analisa Rodrigo Coutinho, comentarista do Grupo Globo.

Rodrigo acrescenta que Arias ainda não conseguiu melhorar o mesmo nível do futebol brasileiro, pois a Premier League exige intensidade física e transições constantes, o que pode dificultar a adaptação.

Apesar das atuações irregulares nos quatro meses da Inglaterra, Arias foi eleito o melhor em campo no empate por 1 a 1 com o Tottenham, em 27 de setembro. Na ocasião, sua esposa, Alejandra Ayala, mãe da pequena Zoé, de 1 ano, celebrou a conquista: "Aos poucos, você vai encontrar seu espaço para mostrar o que é feito. O melhor ainda está por vir". Resta saber se o colombiano conseguirá dar a volta por cima na Premier League.