Vida Esportiva

Finais da Libertadores e Sul-Americana contarão com impedimento semiautomático e tecnologia da linha do gol

Conmebol confirma uso dos recursos tecnológicos nas decisões de 2024 para garantir mais precisão e agilidade

Agência O Globo - 12/11/2025
Finais da Libertadores e Sul-Americana contarão com impedimento semiautomático e tecnologia da linha do gol
- Foto: Reprodução

Pelo segundo ano consecutivo, a Conmebol adotará a tecnologia de impedimento semiautomático (SAOT) e a checagem da linha do gol (GLT, na sigla em inglês) nas finais das principais competições continentais. A decisão vale tanto para a Libertadores, que terá o confronto entre Flamengo e Palmeiras em Lima, no dia 29 de novembro, quanto para a Sul-Americana, que será decidida por Lanús e Atlético-MG, em 22 de novembro, em Assunção. O anúncio foi feito pela entidade nesta quarta-feira.

De acordo com a Conmebol, o funcionamento do sistema envolve "24 câmeras especializadas instaladas ao redor do estádio, sendo 14 dedicadas ao GLT e 10 ao SAOT, todas operando com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução acima de 500 pixels por metro".

O impedimento semiautomático utiliza um rastreamento óptico automatizado que registra, em tempo real, a posição de cada jogador e da bola. O sistema é capaz de processar mais de um milhão de pontos de dados por segundo, segundo informações da Conmebol. Já a tecnologia da linha do gol (GLT) permite a determinação altamente precisa de impedimentos e lances próximos à linha, garantindo decisões mais rápidas, precisas e confiáveis.

Uso no Brasileirão

Na última segunda-feira, foi anunciado que, a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, prevista para começar em 28 de janeiro, o torneio contará com o serviço fornecido pela Genius Sports, a mesma empresa responsável pela tecnologia na Premier League, implementada em abril deste ano.

No sistema utilizado na Inglaterra, 30 câmeras são estrategicamente posicionadas nos estádios para captar os movimentos da bola e dos atletas. No Brasil, essas câmeras serão do modelo iPhone, capazes de registrar 100 quadros por segundo em qualidade 4K — o dobro das câmeras tradicionais de transmissão.

Como o próprio nome indica, trata-se de um sistema semiautomático, pois a decisão final ainda depende da validação dos operadores do VAR e do árbitro em campo. Na Premier League, assim que a decisão é confirmada, uma reprodução em 3D do lance é exibida nas transmissões e nos telões dos estádios.

A imagem apresentada mostrará um "muro" branco representando a linha de impedimento e uma animação de "pulsação" na parte do corpo do atacante que ultrapassar esse limite em casos de impedimento confirmado.