Vida Esportiva

Brasil goleia Indonésia e garante vaga antecipada na segunda fase

Ruan Pablo e Kayke se destacam e lideram a seleção brasileira rumo à classificação no Mundial

Agência O Globo - 07/11/2025
Brasil goleia Indonésia e garante vaga antecipada na segunda fase
- Foto: Reprodução / Instagram

Com uma atuação convincente, a seleção brasileira sub-17 garantiu vaga antecipada na segunda fase da Copa do Mundo da categoria. Após a goleada por 6 a 0 sobre Honduras, o Brasil voltou a mostrar força nesta sexta-feira ao vencer a Indonésia por 4 a 0, no campo 7 do Aspire Zone, em Doha, no Catar.

O coletivo da equipe comandada por Phelipe Leal vem se destacando, mas o brilho individual foi determinante na partida. Os pontas Kayke Santos, do Athletico, e Ruan Pablo, do Bahia, foram protagonistas: ambos criaram jogadas decisivas e Ruan Pablo, inclusive, foi eleito o melhor em campo.

Apesar da torcida majoritariamente contrária, o Brasil abriu o placar logo aos dois minutos, com o zagueiro Luis Eduardo subindo mais alto que a defesa indonésia para marcar de cabeça. O gol precoce sugeriu facilidade, mas a Indonésia reagiu e chegou a ameaçar o empate em alguns momentos do primeiro tempo.

A pressão brasileira resultou no segundo gol aos 31 minutos: após confusão na área, Kayke aproveitou a sobra e finalizou, contando com desvio em Panji para ampliar. Seis minutos depois, Felipe Morais recebeu na entrada da área, driblou o marcador e chutou forte para marcar o terceiro.

No intervalo, as substituições — Luis Pacheco por Tiaguinho e Gabriel Mec por Felipe Morais — reduziram um pouco o ritmo, mas o Brasil manteve o controle do jogo. Coube a Ruan Pablo, destaque do Bahia, fechar a goleada: aos 29 minutos do segundo tempo, tabelou com Arthur Ryan e acertou belo chute no ângulo, sem chances para o goleiro indonésio.

A equipe brasileira ainda buscou ampliar, mas esbarrou na falta de pontaria nos minutos finais. Com a classificação assegurada, o Brasil enfrenta a Zâmbia na próxima segunda-feira, às 11h45 (de Brasília), em duelo que vale a liderança do grupo H. Os africanos também garantiram vaga ao vencer Honduras por 5 a 2 nesta sexta-feira.