Vida Esportiva
Hamilton nega rumores sobre saída da Ferrari: 'Tenho contrato bastante longo'
Especulações surgiram após atuação discreta no GP do México, quando piloto foi penalizado; Oliver Bearman, da Haas, foi citado como possível substituto
Lewis Hamilton desmentiu nesta quinta-feira os rumores de que estaria de saída da Ferrari após uma temporada considerada decepcionante em 2025. O britânico acumula 20 corridas sem subir ao pódio — o maior jejum da história da equipe — e ocupa apenas a sexta posição no Mundial de Fórmula 1, com 146 pontos, 64 a menos que seu companheiro de equipe, Charles Leclerc.
As especulações ganharam força após mais uma atuação apagada no Grande Prêmio do México, há duas semanas, quando Hamilton recebeu uma penalidade de 10 segundos. Surgiram boatos de que o jovem britânico Oliver Bearman, de 20 anos, atualmente piloto da Haas e destaque da temporada de estreia ao terminar em quarto lugar no México, poderia substituí-lo na Ferrari. Bearman, porém, também negou que esteja negociando com a escuderia italiana.
O heptacampeão, de 40 anos, afirmou: "Tenho um contrato bastante longo. Normalmente, quando se assina um contrato, as conversas começam um ano antes do término. E estou um pouco longe disso agora".
O clima de instabilidade aumentou ao longo da turbulenta temporada da Ferrari, em que Hamilton não conseguiu subir ao pódio — algo inédito em seus 19 anos anteriores na F1, nos quais nunca teve menos de cinco pódios por ano — e passou a pressionar por mudanças nos métodos de trabalho da equipe. Especulações também envolvem o futuro do chefe da escuderia, Fred Vasseur, e a situação se agravou com a recente saída do ex-engenheiro de performance de Hamilton, Riccardo Corte.
Hamilton também se mostrou mais incisivo ao cobrar da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) melhorias nos procedimentos de punição, após incidentes controversos no México. Ele foi o único piloto punido entre vários que cortaram caminho pela grama e retornaram à pista. "Acho que isso provavelmente faz parte do grande problema da transparência e da responsabilidade, e também do sigilo em torno das decisões tomadas nos bastidores", declarou. "É algo que definitivamente precisa ser abordado e resolvido, mas não sei se eles têm consciência de como suas decisões podem interferir nas corridas e decidir um campeonato, como já vimos antes. É preciso trabalhar nisso".
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