Vida e Saúde
Suposta reconciliação de Bad Bunny e Gabriela Berlingeri viraliza; confira 4 perguntas essenciais antes de reatar com o ex
Especialistas alertam para a importância de refletir sobre os motivos da separação antes de uma reconciliação
A possível volta do cantor Bad Bunny com a empresária Gabriela Berlingeri ganhou destaque nas redes sociais após o casal ser flagrado deixando um restaurante em São Paulo. O artista está na cidade para dois shows no Allianz Parque, marcados para os dias 20 e 21 de fevereiro. Gabriela também acompanhou Bad Bunny no Super Bowl, nos Estados Unidos, e em Buenos Aires, na Argentina.
— Definitivamente, conheço pessoas que vivem relacionamentos felizes e duradouros após uma reconciliação. No entanto, isso é exceção à regra — observa Elizabeth Earnshaw, terapeuta licenciada de casais e família, na Filadélfia.
Muitos especialistas recomendam uma abordagem quase clínica ao considerar retomar um relacionamento com um ex, principalmente quando emoções e nostalgia estão envolvidas. Confira, a seguir, quatro perguntas apontadas por terapeutas que podem ajudar nesse processo.
1. Nós dois entendemos por que terminamos?
Essa pergunta pode parecer óbvia, mas é fundamental, segundo Lisa Marie Bobby, terapeuta de casais e fundadora do Growing Self, nos EUA. Se o casal não consegue responder claramente sem tensão ou defensiva, é um sinal de alerta.
— Quais padrões prejudicaram o relacionamento? Quais questões profundas tornaram a relação insustentável? Descobrir o verdadeiro motivo pode ser desafiador — completa Bobby, que recomenda buscar terapia individual ou em casal para obter mais clareza.
2. Será que estou apenas solitário? E você?
A solidão pode gerar saudade e idealização do passado, alerta Anthony Chambers, psicólogo de casais e famílias e diretor acadêmico do Instituto da Família da Universidade de Northwestern. Reconhecer se o desejo de reatar está ligado à solidão pode ajudar a redefinir prioridades e buscar conexões fora do âmbito romântico, fortalecendo laços com amigos, família e comunidade.
Se a nostalgia estiver forte, anote os desafios enfrentados na relação anterior, sugere Chambers. O objetivo não é se prender ao passado, mas manter clareza ao avaliar a possibilidade de uma nova tentativa.
3. O que mudou desta vez?
É importante avaliar se houve mudanças reais em ambos, pontua Earnshaw. Pergunte-se: “Eu mudei o que espero de um relacionamento? Mudei minha forma de me comunicar ou de lidar com emoções?”
Também é fundamental observar se o ex-parceiro amadureceu ou buscou autoconhecimento. Muitas vezes, a terapia ou reflexões pessoais promovem mudanças significativas, destaca Bobby, o que pode influenciar positivamente uma nova fase do relacionamento.
4. Como saberemos se isso está funcionando?
Antes de reatar, estabeleça marcos para avaliar se o relacionamento está diferente, recomenda Earnshaw. Uma sugestão é fazer verificações regulares para evitar recaídas em antigos padrões.
— Muitas pessoas passam anos repetindo os mesmos ciclos. É fácil ficar preso — afirma Bobby.
Earnshaw sugere ainda refletir: “Se os mesmos problemas surgirem, saberei lidar de forma diferente? Conseguirei estabelecer limites mais claros?”
Chambers relata que alguns casais definem prazos para a reconciliação, como um “contrato de locação”: após seis meses, avaliam se desejam continuar juntos. Em alguns casos, percebem avanços; em outros, concluem que os desafios persistem, mesmo com esforço.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista