Vida e Saúde

Anvisa proíbe suplemento infantil e fórmula pediátrica

Nova determinação também atinge suplemento para adultos conhecido como 'milagroso'

Agência O Globo - 11/12/2025
Anvisa proíbe suplemento infantil e fórmula pediátrica
Anvisa proíbe suplemento infantil e fórmula pediátrica - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (10), uma nova determinação que proíbe o suplemento infantil Flock Dent Camomilina e a fórmula pediátrica para nutrição enteral e oral Nesh Pentasure Pedia.

De acordo com a Anvisa, o suplemento, fabricado pela Unicorp Terceirizze Brasil Industrial Ltda. – Medphar Farmacêutica Ltda., não possui autorização para ser indicado durante a primeira dentição de bebês.

“Além disso, ele possui ingredientes não permitidos para a faixa etária indicada”, informou a agência em comunicado oficial.

Em relação à fórmula pediátrica, produzida pela Nunesfarma Produtos Farmacêuticos Ltda., a Anvisa identificou erro na rotulagem, que descrevia o produto como “fórmula hidrolisada”. A própria empresa já comunicou o recolhimento voluntário do lote afetado.

Suplemento milagroso para adultos

Outro produto atingido pela determinação é o Suplemento Milagroso em Cápsulas Jes, da PPA Suplementos Ltda., que também deverá ser recolhido do mercado.

Segundo a Anvisa, a medida foi tomada porque o produto faz alegações de benefícios terapêuticos sem comprovação científica, como tratar dores articulares e musculares, regenerar cartilagens, auxiliar na cicatrização, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde óssea e a digestão, além de afirmar ser um antioxidante potente capaz de reduzir o estresse oxidativo.

A agência ressalta que tais práticas não são permitidas para suplementos alimentares. Além disso, o suplemento contém ingredientes não autorizados, como gengibre, salsaparrilha, sucupira, mururê, macacá e quebra-pedra.