Vida e Saúde

Estudo aponta que gatos são mais comunicativos com homens do que com mulheres

Trabalho foi publicado na revista científica Ethology

Agência O Globo - 04/12/2025
Estudo aponta que gatos são mais comunicativos com homens do que com mulheres
Estudo aponta que gatos são mais comunicativos com homens do que com mulheres

Você é apaixonado por gatos? Um novo estudo revela que a aproximação dos felinos pode ser mais barulhenta e comunicativa se o tutor for um homem. Segundo os pesquisadores, os gatos miam com maior intensidade para tutores do sexo masculino em comparação às tutoras.

Uma das explicações sugeridas para esse comportamento é que os homens costumam interagir de forma menos efusiva com os animais de estimação. Como consequência, os gatos intensificam suas vocalizações para chamar a atenção dos tutores masculinos.

O estudo foi conduzido por uma equipe da Universidade de Ankara, na Turquia, que analisou 31 pares de gatos e seus tutores. Para a pesquisa, os humanos utilizaram uma câmera presa ao peito para registrar os primeiros minutos de interação com os felinos após retornarem para casa. O trabalho foi publicado na revista científica Ethology.

Os resultados mostraram que os gatos emitiram, em média, 4,3 miados nos primeiros 100 segundos ao cumprimentar homens, enquanto, ao cumprimentar mulheres, o número caiu para 1,8 miados.

Pesquisas anteriores já haviam apontado que as mulheres tendem a utilizar uma voz mais aguda, semelhante à usada ao falar com bebês, ao se comunicar com seus gatos.

"Portanto, é possível que os cuidadores homens necessitem de vocalizações mais explícitas para perceber e responder às necessidades de seus gatos", explicam os pesquisadores.

O estudo também avaliou os motivos para os gatos se esfregarem em seus donos. Segundo a equipe, a alimentação não foi identificada como principal fator, mas sim uma forma de saudação pelo retorno do tutor ao lar.