Vida e Saúde
OMS inclui Ozempic e similares em diretrizes para tratamento da obesidade
Novas recomendações da organização indicam uso de medicamentos à base de GLP-1 em tratamentos prolongados
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta segunda-feira (1), novas diretrizes para o combate à obesidade, recomendando oficialmente o uso de medicamentos à base de GLP-1, como Ozempic, Mounjaro e WeGovy.
Essas substâncias vêm ganhando destaque no debate sobre o tratamento da obesidade e, inclusive, sobre possíveis aplicações no enfrentamento da dependência química.
De acordo com a publicação, a OMS agora orienta que medicamentos à base de GLP-1 sejam utilizados por seis meses ou mais em adultos com obesidade persistente.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou em artigo publicado no site da organização: “A OMS está comprometida em lidar com essa situação, ajudando países e pessoas de todo o planeta a controlar de forma eficiente e igualitária o avanço da obesidade. Embora medicamentos não resolvam essa crise sozinhos, o tratamento com medicamentos à base de GLP-1 pode ajudar milhões a vencer a obesidade e os danos associados a ela”.
Segundo estimativas da OMS, a obesidade deve custar à economia global cerca de três trilhões de dólares por ano até 2030. “As diretrizes podem contribuir para reduzir o aumento vertiginoso dos gastos associados ao tratamento da doença e de suas complicações”, ressalta o documento.
O uso dos medicamentos é indicado para adultos — exceto gestantes — com índice de massa corporal igual ou superior a 30. Apesar da recomendação, a eficácia e os efeitos a longo prazo desses tratamentos continuam sendo objeto de pesquisas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado