Vida e Saúde

Refugiado ucraniano faz história ao alcançar topo do sumô em tempo recorde

Aos 21 anos, Danylo Yavhusishyn atinge o segundo nível mais alto do sumô e se torna o europeu mais rápido desde 1958

Agência O Globo - 26/11/2025
Refugiado ucraniano faz história ao alcançar topo do sumô em tempo recorde
Foto: © AP Photo / Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Ucrânia

Danylo Yavhusishyn entrou para a história do sumô nesta quarta-feira ao se tornar o primeiro ucraniano a conquistar o posto de ozeki, o segundo nível mais alto do tradicional esporte japonês — e em tempo recorde.

O jovem de 21 anos, que fugiu da guerra na Ucrânia há três anos, tornou-se o lutador europeu mais rápido a atingir essa posição desde a adoção do atual calendário de seis torneios anuais, em 1958, avançando do status mais baixo até o cobiçado título de ozeki.

Yavhusishyn já havia quebrado barreiras ao ser o primeiro ucraniano a vencer uma competição, após conquistar o título no último domingo, durante o Grande Torneio de Sumô de Kyushu. Agora, ele se junta a um seleto grupo de europeus que chegaram ao posto de ozeki: um estoniano, um búlgaro e um georgiano o precederam nesse feito.

— Vou me esforçar para mirar ainda mais alto, de uma forma que não desonre o título de ozeki — declarou Yavhusishyn, também conhecido pelo nome de lutador Aonishiki, durante a cerimônia de ascensão.

Com uma trajetória ascendente desde sua estreia em julho de 2023, o ucraniano encerra um ano de 2025 excepcional, dias após conquistar seu primeiro título, com apenas 14 torneios disputados.

A cerimônia tradicional de promoção foi realizada em Fukuoka, no oeste do Japão, onde Yavhusishyn se curvou diante de antigos lutadores de sumô, entre biombos dourados e arranjos florais. Em seguida, ergueu um martelo dourado, símbolo de sorte e celebração.

— Eu mesmo fiquei surpreso, mas nunca prestei atenção à rapidez com que tudo acontece — disse ele, em japonês fluente. — A melhor coisa que fiz foi ouvir atentamente tudo o que meu oyakata (mestre) me disse.

Nascido na região central da Ucrânia, Yavhusishyn iniciou-se no sumô aos 7 anos e tornou-se campeão nacional aos 17. Sua idade permitiu que escapasse por pouco do alistamento militar obrigatório para homens acima de 18 anos após a invasão russa.

Ele e a família buscaram refúgio na Alemanha, e depois ele viajou ao Japão, mesmo sem falar o idioma. Seus pais permanecem em território alemão.