Vida e Saúde
Enem: confira dicas para controlar a ansiedade e manter o foco no segundo dia de prova
Especialista destaca a importância de evitar que o nervosismo comprometa o desempenho dos estudantes
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realiza seu segundo dia de provas neste domingo (16). O exame, porta de entrada para universidades em todo o Brasil, costuma gerar grande tensão entre os candidatos, tornando comuns episódios de nervosismo e ansiedade.
Gabarito Enem 2022:
Por se tratar de uma avaliação decisiva, o estresse pode provocar pensamentos negativos e prejudicar a concentração. Para ajudar os estudantes a manterem a calma e o foco durante a prova, o psicólogo Michael Duarte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, elaborou três dicas essenciais:
1. Foque no presente
Durante situações estressantes, como o Enem, é comum que memórias de fracassos anteriores e preocupações com o futuro ocupem a mente dos estudantes. Duarte recomenda que o candidato concentre-se em si mesmo e na preparação realizada até aqui.
— A melhor forma de lidar com isso é tentar manter a tranquilidade, sabendo que você estudou e possui o conhecimento necessário para responder às questões. Não ter alcançado o resultado esperado em algum momento não significa nada, pois não é possível prever o desfecho — orienta o psicólogo.
2. Faça pequenas pausas
Apesar do grande número de questões, reservar pequenos momentos de descanso pode ser fundamental para manter o foco. Esses intervalos podem ser usados para ir ao banheiro ou beber água. Duarte sugere que a pausa seja feita durante a troca de temática da prova.
— Sair um pouco da tarefa e aliviar a carga cognitiva ajuda a relaxar e retomar a prova com mais disposição. É como numa corrida: se a pessoa tenta completar tudo de uma vez sem preparo, ela se cansa. Alternar entre esforço e pequenas pausas torna a tarefa mais viável — compara.
3. Saiba priorizar as questões
Outra dica importante é reconhecer suas próprias limitações e priorizar as questões. Como a prova é extensa, não vale a pena perder tempo em perguntas muito difíceis, pois isso pode aumentar a ansiedade. O ideal é seguir em frente e responder primeiro as questões em que se tem mais confiança.
— É preciso aceitar que não será possível dar 100% em todas as perguntas, especialmente devido ao tempo limitado. O foco deve ser nas questões em que há mais certeza e segurança na resposta — conclui Duarte.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado