Vida e Saúde

Etiópia registra surto de vírus Marburg, mais letal que o ebola

País confirma nove casos da infecção, que provoca febre hemorrágica com alto risco de morte

Agência O Globo - 15/11/2025
Etiópia registra surto de vírus Marburg, mais letal que o ebola
- Foto: Reprodução

A Etiópia confirmou seu primeiro surto de doença causado pelo vírus Marburg, após novos casos serem notificados no sul do país. O agente infeccioso, considerado um “primo” do ebola, é ainda mais letal.

A confirmação foi feita um dia depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar que as autoridades etíopes investigavam casos suspeitos de febre hemorrágica viral.

O vírus de Marburg pertence à família Filoviridae, a mesma do ebola. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), uma doença provoca febre hemorrágica com potencial fatal.

De origem em morcegos frugívoros egípcios, o vírus pode ser transmitido entre humanos por meio do contato com fluidos corporais de pessoas infectadas ou com objetos contaminados, como roupas e lençóis.

Os sintomas incluem febre, erupções alérgicas e hemorragias graves. Não há tratamento específico nem vacina disponível contra o vírus, de acordo com o CDC. Em casos confirmados, o cuidado é restrito ao suporte clínico, como segurança e hidratação.

As pessoas infectadas na Etiópia foram isoladas e receberam acompanhamento médico, informou o Ministério da Saúde do país em comunicado divulgado nas redes sociais. O trabalho das equipes inclui identificar todas as pessoas que tiveram contato com casos suspeitos.

O ministério orientou a população a manter a calma, seguir as recomendações das autoridades de saúde e procurar atendimento médico ao perceber qualquer sintoma relacionado à doença.

Na última sexta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, elogiou a resposta rápida e transparente das autoridades etíopes diante do surto.

“Essa ação rápida demonstra a seriedade do compromisso do país em controlar o surto rapidamente”, destacou Tedros na postagem nas redes sociais.