Vida e Saúde

Cirurgia de Jatene: intervenção cardíaca inovadora criada por brasileiro completa 50 anos

Desenvolvida por Adib Domingos Jatene, operação permitiu corrigir problema congênito até então sem solução; no InCor, mais de 500 procedimentos do tipo já foram realizados

Agência O Globo - 14/11/2025
Cirurgia de Jatene: intervenção cardíaca inovadora criada por brasileiro completa 50 anos

A cirurgia de correção da Transposição das Grandes Artérias (TGA), conhecida como Cirurgia de Jatene, completa 50 anos nesta sexta-feira. O procedimento foi desenvolvido pelo renomado cirurgião cardiovascular brasileiro Adib Domingos Jatene (1929-2014) e transformou o tratamento de uma das principais cardiopatias congênitas, que representa cerca de 7% dos casos conhecidos, segundo o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HCFMUSP).

A técnica consiste em reposicionar as artérias do coração, permitindo que o fluxo sanguíneo volte a ocorrer normalmente no organismo. Antes dessa inovação, crianças nascidas com TGA não tinham acesso a uma solução definitiva e eram submetidas apenas a procedimentos paliativos.

“Com a inovação criada por Jatene, tornou-se possível corrigir definitivamente a falha, garantindo alta taxa de sucesso e colocando o Brasil como referência mundial em cirurgia cardíaca pediátrica. Atualmente, a técnica é adotada como padrão internacional para o tratamento da TGA”, destacou, em nota, o cirurgião Marcelo Jatene, diretor da Unidade de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do InCor e filho de Adib Jatene.

O InCor informou ainda que a cirurgia passou a ser realizada de forma recorrente a partir dos anos 1980. Desde então, mais de 500 procedimentos do tipo já foram realizados na instituição.