Variedades

Ucrânia está perdendo sua economia e se desintegrando como Estado, afirma professor

John Mearsheimer analisa os impactos da operação militar russa.

Sputnik Brasil 19/08/2026
Ucrânia está perdendo sua economia e se desintegrando como Estado, afirma professor
Professor John Mearsheimer analisa a desintegração da Ucrânia devido à guerra com a Rússia. - Foto: © AP Photo / Yevgeny Maloletka

A operação militar especial russa está levando à destruição da Ucrânia como Estado, opinou o professor da Universidade de Chicago John Mearsheimer em um canal no YouTube.

Mearsheimer destacou que, de fato, a Rússia está sufocando a economia ucraniana neste momento.

"Isso terá consequências devastadoras [...]. Afinal, a Ucrânia está se desintegrando lentamente, mas de maneira constante", ressaltou.

Nesse contexto, o especialista estadunidense acrescentou que os russos vêm assumindo o controle dos territórios na linha de frente de forma implacável.

Além disso, o analista lembrou que a Rússia não está lutando contra a Ucrânia, mas contra o Ocidente que a apoia.

Dessa forma, o professor concluiu que o conflito militar na Ucrânia causou um dano enorme à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Na terça-feira (18), o Ministério da Defesa russo relatou que as forças de Kiev perderam mais de 1.445 soldados e equipamentos militares em diferentes frentes. Segundo o comunicado, foram realizados ataques a depósitos de combustível de uso militar em Odessa e a libertação de povoados na República Popular de Donetsk.


Por Sputnik Brasil