Variedades
Morre Tulé Peake, diretor de arte de Cidade de Deus e Tropa de Elite
Artista tinha 69 anos e foi responsável pela identidade visual de produções marcantes do cinema brasileiro
O cinema brasileiro perdeu, nesta terça-feira, 9, um de seus grandes nomes dos bastidores. Tulé Peake, diretor de arte e cenógrafo responsável pela identidade visual de produções marcantes como Cidade de Deus, Tropa de Elite e Ensaio sobre a Cegueira, morreu aos 69 anos, vítima de um infarto fulminante.
Reconhecido pela capacidade de transformar cenários em elementos essenciais da narrativa, Peake construiu uma trajetória de quase três décadas no audiovisual. Seu trabalho ajudou a dar forma a algumas das obras mais importantes do cinema nacional e também a produções internacionais filmadas no Brasil, consolidando-o como referência na direção de arte.
Nascido em São Paulo, em 1957, Tulé Peake formou-se em Arquitetura pela Faculdade Braz Cubas e iniciou a carreira na publicidade ainda nos anos 1970. Antes de migrar para o cinema, assinou a cenografia e a direção de arte de mais de mil comerciais, além de acumular experiências em diferentes emissoras de televisão.
Sua estreia no cinema ocorreu em Os Matadores (1997), de Beto Brant. A partir daí, participou de produções que se tornaram marcos da cinematografia brasileira, como Domésticas, Cidade de Deus, Casa de Areia, Tropa de Elite, Ensaio sobre a Cegueira, A Suprema Felicidade e Serra Pelada.
Reconhecimento e premiações
Ao longo da carreira, Peake recebeu importantes prêmios por seu trabalho. Pela direção de arte de Ensaio sobre a Cegueira, conquistou o Prêmio Grande Otelo em 2009. Também venceu o Prêmio ABC de Melhor Direção de Arte por filmes como Cidade de Deus, Casa de Areia, A Suprema Felicidade e Serra Pelada.
Em 2019, foi premiado no Festival de Gramado com o Kikito de Melhor Direção de Arte pelo longa Veneza, dirigido por Miguel Falabella.
Atuação na televisão e últimos trabalhos
Nos últimos anos, Tulé Peake ampliou sua atuação para séries de televisão e streaming. Entre os projetos dos quais participou estão Betinho - No Fio da Navalha, Arcanjo Renegado, O Jogo que Mudou a História, Pico da Neblina, A Névoa, Nada Será Como Antes e Felizes Para Sempre?.
Seu trabalho mais recente era a série Delegacia de Homicídios, produzida pela AfroReggae Audiovisual para o Disney+, que ainda estava em fase de gravação.
A morte de Tulé Peake gerou comoção entre profissionais do audiovisual. Em nota, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) lamentou a perda do diretor de arte e destacou sua contribuição para o fortalecimento e a valorização do cinema brasileiro.
Familiares, amigos e colegas poderão prestar homenagens ao artista durante o velório nesta quarta-feira, 10, a partir do meio-dia, nas Casas Casadas, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'