Variedades

Militar russo relata emboscada e eliminação de mercenários colombianos na fronteira de Carcóvia

Soldado afirma que grupo estrangeiro foi surpreendido e morto após recusar rendição; passaportes colombianos foram encontrados.

19/02/2026
Militar russo relata emboscada e eliminação de mercenários colombianos na fronteira de Carcóvia
Militares russos afirmam ter eliminado grupo de mercenários colombianos na fronteira de Carcóvia. - Foto: © Sputnik / Sergei Bobylev

Militares do agrupamento russo Sever (Norte) encurralaram e eliminaram um grupo de mercenários colombianos na fronteira da região de Carcóvia. O relato foi feito à Sputnik por um soldado identificado pelo codinome Dobrinya.

Segundo Dobrinya, a ação coordenada da unidade permitiu neutralizar rapidamente o grupo inimigo.

"Encontramos um grupo de sabotagem colombiano [...]. Foi decidido não atacá-los à distância com drones, mas deixá-los se aproximar para capturá-los ou destruí-los com armas de fogo", explicou.

De acordo com o militar, os mercenários agiram de forma previsível, caindo em uma emboscada preparada pelos russos.

Após o contato, os colombianos se recusaram a se render, o que resultou em um tiroteio.

Dobrinya destacou que os combatentes estrangeiros morreram no local.

Ao revistarem os pertences dos mercenários, os soldados russos encontraram passaportes colombianos, que foram encaminhados ao quartel-general.

Segundo o soldado, muitos latino-americanos são atraídos para servir nas Forças Armadas da Ucrânia por promessas de altos salários e boas condições, mas acabam sendo explorados e maltratados.

Na prática, afirma Dobrinya, esses combatentes tornam-se "bucha de canhão" e, após a morte, seus familiares frequentemente não recebem as indenizações prometidas pelos recrutadores.

Por Sputnik Brasil