Variedades

Wagner Moura anuncia prêmio em português e celebra vitória de Adolpho Veloso no Spirit Awards

Ator surpreende plateia ao revelar vencedor em português e Brasil conquista dois troféus na premiação independente dos EUA

16/02/2026
Wagner Moura anuncia prêmio em português e celebra vitória de Adolpho Veloso no Spirit Awards
Wagner Moura anuncia prêmio em português e celebra vitória de Adolpho Veloso no Spirit Awards - Foto: Reprodução / Instagram

O ator Wagner Moura chamou a atenção no Film Independent Spirit Awards, realizado no domingo (15), nos Estados Unidos, ao anunciar em português o vencedor do prêmio de melhor fotografia. No palco, Moura iniciou a apresentação em inglês, como de costume na cerimônia, mas surpreendeu ao mudar para o português ao revelar o ganhador: "O Film Independent Spirit Award vai para...".

Em seguida, completou animado: "Eu tô muito feliz com isso: Adolpho Veloso!"

O prêmio foi entregue ao brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia do filme Sonhos de Trem. A reação espontânea do público e o tom descontraído do anúncio repercutiram nas redes sociais, destacando o protagonismo brasileiro na premiação.

Discurso celebra Brasil e carnaval

Ao subir ao palco, Adolpho Veloso comentou o momento ao lado de Wagner Moura e brincou sobre o encontro de dois brasileiros na cerimônia: "No palco, com ele e comigo, já tem um carnaval aqui", disse.

Na sequência, Veloso celebrou o bom momento do cinema nacional e destacou a importância da representatividade: "Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes".

Ele encerrou o discurso com uma mensagem já conhecida: "Por último: vai, Brasil! Vai, Corinthians!"

Brasil leva também prêmio de filme internacional

Além do reconhecimento na categoria de fotografia, o Brasil conquistou o prêmio de melhor filme internacional com O Agente Secreto, que concorreu com produções da Jordânia, Zâmbia, Colômbia e Espanha.

Ao receber o troféu, o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou a vitória ao ator Udo Kier, falecido em novembro aos 81 anos: "Perdemos Udo recentemente, e ele é um verdadeiro espírito independente", declarou. O Agente Secreto foi o último trabalho do ator alemão.