Variedades
Mostra Regional da Fronteira divulga programação
Atração gratuita inclui filmes, debates, passeios históricos e carnaval na cidade de Bagé (RS) de 29 e 31 de janeiro de 2026
Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, Bagé (RS) recebe a 17ª edição da Mostra Regional da Fronteira, evento que celebra e fortalece a produção audiovisual realizada no Rio Grande do Sul. Com atrações diversas, a mostra reúne 13 curtas-metragens de diferentes cidades do estado, reafirmando a pluralidade de olhares, narrativas e estéticas do cinema regional. A programação gratuita acontece no Centro Histórico da Vila de Santa Thereza e outros locais e pode ser conferida no Instagram @mostraregionalficf.
Desde 2025, a Mostra Regional da Fronteira passou a ter uma identidade própria, separando-se do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. A mudança marca um novo momento do evento, que busca dar maior visibilidade e protagonismo ao cinema produzido no RS, valorizando realizadores, histórias locais e conexões regionais.
A seleção reúne produções de Porto Alegre, Pelotas, Sant’Ana do Livramento, Bagé, Uruguaiana, Cachoeira do Sul e Capão da Canoa, compondo um panorama representativo da produção audiovisual contemporânea do estado, num total de 170 minutos. A curadoria é assinada por José Eduardo Camargo, Frederico Ruas e Marizele Garcia.
Além das sessões de cinema, a Mostra Regional da Fronteira promove debates, rodas criativas entre realizadores, criando espaços de troca, reflexão e articulação entre artistas, público e profissionais do audiovisual. A programação inclui ainda passeios que destacam o patrimônio histórico e natural de Bagé, fortalecendo o vínculo entre cinema, território e memória. O evento reafirma seu compromisso com o fortalecimento do audiovisual gaúcho, formação de público e a valorização das identidades culturais gaúchas.
"Neste ano a Mostra vai abraçar o bioma Pampa, trazendo realizadores, críticos e jornalistas dispostos a conhecer nosso território e a promover nossa cultura através do cinema", observa o Secretário de Cultura de Bagé, Zeca Brito. Assim como na edição passada, a mostra encerra sua cerimônia de premiação integrada ao tradicional Baile no Tempo das Marchinhas, o carnaval do Centro Histórico da Vila de Santa Thereza. O local é símbolo da trajetória do evento, já que recebe o Festival Internacional de Cinema da Fronteira desde 2009.
A programação começa na quinta (29), às 15h, com visita ao Museu Dom Diogo de Souza. Em Santa Thereza, a solenidade de abertura inicia às 19h, seguida do primeiro programa da Mostra Competitiva de Curtas-metragens, às 19h30min. O Debate com os realizadores acontece às 21h30min. A sexta (30) começa com os painéis Audiovisual e Sustentabilidade e Arte Contemporânea e Digitalidades, às 15h e 16h, respectivamente, no Memorial da Água. Às 19h, será exibido o segundo programa de filmes, em Santa Thereza, com debate, às 21h30min.
O sábado (31) traz às 15h uma roda de conversa com realizadores gaúchos na Casa de Cultura Pedro Wayne. A cerimônia de premiação acontece às 19h em Santa Thereza. Às 20h30min, é a vez do carnaval do Baile no Tempo das Marchinhas. O evento termina no dia 1º de fevereiro, domingo, com experiência imersiva no Pampa Gaúcho, no cânion Rincão do Inferno, ponto turístico da região.
A 17ª Mostra Regional da Fronteira é uma realização da Associação Pró-Santa Thereza e Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Unipampa, IFSul e Urcamp.
Mostra Regional de Cinema da Fronteira
Quando: 29 e 31 de janeiro de 2026 em Bagé (RS)
Quanto: gratuito
Onde: Centro Histórico da Vila de Santa Thereza e outros locais da cidade
Programação: @mostraregionalficf
Filmes selecionados – 17ª Mostra Regional da Fronteira
- "Amores Eternos", de Lucas Guillande (19 min) – Sant’Ana do Livramento
- "Canção Imigrante", de Cléverton Borges e Pedro Guindani (17 min) – Porto Alegre
- "Fragmento", de Renatho Costa (4 min) – Sant’Ana do Livramento
- "Limiar", de Érika Fagundes e João Vitor de Moraes Torres (9 min) – Pelotas
- "Logos", de Britney (12 min) – Capão da Canoa
- "Mãe”, de João Monteiro (20 min) – Porto Alegre
- "O Jogo”, de Alexandre Mattos e Chico Massimilla (14 min) – Pelotas
- "O Último Relincho", de Léo Gusmão (12 min) – Bagé
- "Plano Z”, de Helena Reischak Pereira (5 min) – Bagé
- "Quando começa a chover o coração bate mais forte", de Mirian Fichtner (15 min) – Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Taquari
- "Roxo Lilás Violeta", de Theo Tajes (15 min) – Porto Alegre
- "Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul", de Eduarda Rodrigues e Thiago Beckenkamp (9 min) – Cachoeira do Sul
- "Trapo", de João Chimendes (19 min) – Uruguaiana
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano