Variedades

Após escândalos, príncipe Andrew desiste de títulos reais

Decisão foi tomada após conversa com seu irmão, rei Charles III

Redação ANSA 17/10/2025
Após escândalos, príncipe Andrew desiste de títulos reais
Decisão do príncipe Andrew foi tomada após conversa com seu irmão, rei Charles III - Foto: © ANSA/AFP

Afastado da vida pública em virtude de vários escândalos, o príncipe Andrew anunciou nesta sexta-feira (17) que desistiu de seus títulos reais, incluindo o de duque de York.

Em um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham, o irmão do rei Charles III afirmou que a decisão foi tomada após uma conversa com o monarca e o restante da sua família.

"As constantes acusações contra mim me desviam do trabalho de Sua Majestade e da Família Real. Decidi, como sempre, priorizar meu dever para com minha família e meu país. Com a concordância de Sua Majestade, sentimos que devo agora dar um passo adiante. Portanto, não usarei mais meu título nem as honras que me foram conferidas. Como já disse, nego veementemente as acusações contra mim", informou o britânico de 65 anos.

O terceiro filho da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip não parou de acumular escândalos nos últimos anos. Ele se afastou da vida pública por causa de sua amizade com o bilionário americano Jeffrey Epstein, encontrado morto na prisão em 2019 após ser acusado de tráfico sexual e abuso de menores.

Além disso, o príncipe teria tido conexão com um suposto espião chinês, considerado uma ameaça à segurança nacional pelo governo.

De acordo com a emissora BBC, Andrew não participará com o restante da família real da tradicional celebração de Natal em Sandringham, mas deverá seguir morando em sua casa em Windsor.