Variedades

Festival de Cinema de Roma inicia com homenagens a Cardinale

Evento na Itália exibirá mais de 150 filmes até 26 de outubro

Redação ANSA 15/10/2025
Festival de Cinema de Roma inicia com homenagens a Cardinale
- Foto: ANSA

Com a exibição de mais de 150 filmes de dezenas de países e uma ampla programação, o Festival de Cinema de Roma começou nesta quarta-feira (15), na Itália.

A 20ª edição do megaevento, que vai até o dia 26 de outubro, contará com a participação de diversas estrelas do cinema nacional e internacional, entre elas Jennifer Lawrence, Angelina Jolie e Matilda De Angelis.

A cerimônia de abertura, que ocorreu sem maiores incidentes, apesar das ameaças de um protesto pró-Palestina, foi conduzida por Ema Stokholma. A apresentadora e DJ franco-italiana relembrou que Roma é a cidade "que a acolheu quando era adolescente, curou suas feridas e que foi como uma mãe".

"Estamos emocionados, é claro, porque esta é a comemoração do 20º aniversário, então é uma celebração especial. Estamos felizes que Roma seja a capital do cinema, que haja uma ótima atmosfera, e queremos uma festa que realmente envolva toda a cidade", declarou o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

O pontapé inicial do festival ficou por conta do longa "La Vita va Così", de Riccardo Milani, que será lançado nos cinemas italianos em 23 de outubro e está fora de competição. O filme narra a história real de um pastor sardo que, para defender suas raízes, enfrenta sozinho a construção de um resort.

Ícone do cinema italiano e mundial, a atriz ítalo-tunisiana Claudia Cardinale, falecida no último dia 23 de setembro, aos 87 anos, foi homenageada na abertura do festival com um vídeo que, ao som da valsa de "O Leopardo", reuniu algumas de suas interpretações mais marcantes.

"Ela representou a força, a beleza e o acolhimento da grande tradição mediterrânea. Num momento tão trágico como o que estamos vivendo, seu sorriso, seu olhar e suas interpretações memoráveis nos devolvem aquela confiança na humanidade que, a cada dia, estamos mais convencidos de que está nos abandonando", afirmou Salvo Nastasi, presidente da Fundação de Cinema de Roma.

Outro momento marcante do primeiro dia da mostra foi o prêmio concedido ao produtor britânico David Puttnam, que revelou ter descoberto o cinema italiano quando tinha "pouco mais de 20 anos".

Paola Cortellesi, presidente do júri da competição de Cinema Progressivo, também subiu ao palco. Em seu discurso, a diretora destacou que o festival "é maravilhoso porque envolve a cidade inteira e celebra a arte e a beleza do cinema, com salas lotadas de jovens".