Variedades

Reportagem do Arquivo A destaca a importância do açúcar no Brasil

Programa vai destacar a cultura e a tradição do açúcar na história do país e seu consumo nos dias de hoje

TV Aparecida 15/10/2025
Reportagem do Arquivo A destaca a importância do açúcar no Brasil

Nesta quinta-feira (16/10), às 21h, o Arquivo A vai falar sobre o consumo de açúcar no Brasil. Na reportagem de Leandro Oliveira, será mostrado como o açúcar faz parte da cultura e da tradição do país desde os tempos de colonização. O programa da TV Aparecida ainda evidencia como atualmente o ingrediente está muito presente na alimentação do brasileiro.

O programa começa visitando o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado na ilha de São Vicente, em Santos (SP). O lugar foi um dos primeiros engenhos de açúcar do Brasil. Hoje, é uma base avançada de pesquisa, cultura e extensão da USP (Universidade de São Paulo). O plantio de cana e a extração do açúcar, por si só, foram fundamentais para a expansão da capitania de São Vicente e a formação, futuramente, da cidade de Santos.

A reportagem também traz dados atuais que mostram o país como uma potência açucareira. Na última safra, o Brasil produziu mais de 600 toneladas de açúcar. Desse total, 40% da produção é consumida pelo mercado interno brasileiro e os outros 60% são exportados. Em julho deste ano, ele ultrapassou a marca de 17 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um recorde histórico.

Também será explorado o açúcar no prato, sobre a cultura dos doces, que é passada de geração em geração. A produção vai trazer a história do leite condensado, que foi criado para servir como alimento para soldados na guerra civil americana e Primeira Guerra Mundial, e hoje é ingrediente indispensável em muitas receitas de confeitarias.

Por fim, o Arquivo A vai entender porque as pessoas consomem tanto açúcar durante o dia, seja em doces ou no café e em pães. E também na influência negativa na saúde e em problemas de sobrepeso em crianças de adolescentes. E quais são os melhores tipos de açúcar para se consumir.

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h