Variedades
Raízes que Falam: HQ paradidática inédita terá pré-lançamento no Mês da Consciência Negra

Projeto apresentado em conjunto pela Cátedra Antonieta de Barros (UFSC), pela Cátedra UNESCO e pelo Estúdio NES cumpre a Lei 11.645/2008 e amplia o debate sobre memória, ancestralidade e educação antirracista.
Uma nova obra paradidática está em construção para transformar a forma de ensinar história e diversidade no Brasil. Trata-se de Raízes que Falam, HQ inédita que une narrativa poética e rigor pedagógico para resgatar memórias afro-brasileiras e indígenas muitas vezes invisibilizadas, valorizando a ancestralidade como fonte de identidade e respeito.
O projeto está sendo desenvolvido e validado em conjunto pela Cátedra Antonieta de Barros (UFSC), pela Cátedra UNESCO e pelo Estúdio NES, e atende à Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.
A capa oficial acaba de ser divulgada como prévia do projeto, que terá seu pré-lançamento em novembro de 2025, durante o Mês da Consciência Negra — um marco simbólico para a valorização da memória, da diversidade e da educação antirracista no país.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+