Variedades
Lula sanciona leis que valorizam carnaval carioca e Axé-Music
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (6), dois projetos de lei que tentam valorizar festas e músicas brasileiras. Um deles reconhece o carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional. O outro institui o 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé-Music, gênero musical nascido na Bahia.


A solenidade teve a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; do ministro do Turismo, Celso Sabino; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Parlamentares, prefeitos, artistas e representantes de blocos e escolas de samba também estiveram presentes no ato.
As origens do carnaval carioca remontam ao século XIX e tem como base histórica as culturas afro-brasileiras. A deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), relatora do projeto, destacou o peso econômico da festa e a possibilidade de captação de mais recursos.
Já o Axé-Music nasceu na Bahia, nos anos 1980, fruto da fusão de ritmos como ijexá, samba, frevo, reggae e lambada. O gênero está presente em blocos afro e circuitos de trios elétricos do carnaval baiano. A escolha do dia 17 de fevereiro como data oficial faz referência ao lançamento da música Fricote, de Luiz Caldas, considerada o marco inicial do gênero.
A relatora do projeto sobre o Axé-Music, deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), reforçou a diversidade cultural e musical que o gênero reúne, e como ele movimenta economicamente o país.
* Com informações da Agência Brasil.
2:10
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército