Variedades
Morre Dorian Taterka, aos 75 anos
Dorian Taterka morreu nesse domingo, 27, aos 75 anos. O publicitário destacou-se por criar e dirigir a Taterka Comunicações nos anos 1990, agência que teve entre seus clientes Itaú, McDonalds, Natura, Polenghi e Tecnisa, entre outros grandes clientes.
Taterka começou na propaganda dirigindo comerciais nos anos 1970. Em seguida, fez parte da equipe criativa de agências como Norton Publicidade, Proeme, Cosi&Jarbas e Standard Ogilvy & Mather. No início dos anos 1980 fundou a TVC - Televisão e Cinema, produtora dedicada a comerciais. Em 1993, criou a Taterka Comunicações.
Em 2010, o francês Publicis Groupe tornou-se sócio minoritário da agência brasileira, chegando a comprar 60% das ações em 2012. Em 2015, grupo a fundiu com outra agência brasileira, formando a DPZ&T, unindo a inicial de Taterka às de Petit, Zaragoza e Duailibi (que faleceu há uma semana).
Eduardo Simon, que era sócio da Taterka, tornou-se CEO da nova operação, até 2021, quando deixou a operação para fundar a Galeria, junto a outras lideranças da DPZ&T. Em 2022, a DPZ deixou o "T" para voltar a adotar seu nome original.
Dorian Taterka fez parte da diretoria do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) durante a presidência de Gilberto Leifert, gestão reeleita em 2002. Em 2014, Taterka entrou para o Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing (Abramark).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército