Variedades
Corpo de Sebastião Salgado é cremado em Paris uma semana após a morte
O corpo de Sebastião Salgado foi cremado no cemitério Père-Lachaise, em Paris, na França, na manhã desta sexta-feira, 30. A cerimônia íntima contou com cerca de 250 pessoas.
O jornalista francês Alain Genestar, o fotógrafo Arthus-Bertrand e Juliano Salgado, cineasta e filho do brasileiro, prestaram os elogios fúnebres.
O fotógrafo brasileiro vivia na França há anos e morreu na última sexta-feira, 23, aos 81 anos.
Causa da morte de Sebastião Salgado
No domingo, 25, Lélia Wanick Salgado, viúva de Sebastião, confirmou em entrevista ao Fantástico que o marido morreu em meio a um tratamento contra a leucemia.
Segundo Lélia, Salgado recebeu o diagnóstico em março, anos depois de ter contraído malária na Papua, na Indonésia, em 2010. Também em março, ele chegou a mencionar que havia sido internado para continuar o tratamento contra malária semanas antes da abertura de uma retrospectiva de sua obra no centro cultural Les Franciscaines, em Deauville, no norte da França.
"A leucemia chegou muito severa e não tinha mais jeito, não tinha mais tratamento, não tinha nada", detalhou Lélia ao programa dominical. Ela afirmou, porém, que a família esperava que o tratamento fosse ser bem-sucedido. O cineasta Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, disse que acreditava que o pai "fosse viver mais uns 15 anos e realizar muitas outras coisas".
Conforme o Fantástico, as cinzas de Salgado serão espalhadas pelo Instituto Terra, fundado por ele e por Lélia. A instituição se dedicava à recuperação ambiental do Vale do Rio Doce.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira