Variedades
Ex-assessor de Trump aponta possíveis consequências do conflito na Ucrânia
Ex-assessor de Segurança Nacional durante o primeiro mandato presidencial de Trump, John Bolton, considera que a Ucrânia pode estar em maior desvantagem na situação pós-conflito do que a Rússia, e a linha do front pode até se transformar em uma nova fronteira entre eles, disse Bolton em entrevista ao canal de TV japonês NHK.
"Trump é realmente guiado pelo desejo de pôr fim a esta guerra. Ele tem repetidamente dito que, se tivesse sido presidente, esta guerra não teria acontecido", disse o ex-assessor.
Bolton acredita que, em política externa, Trump atribui grande importância à relação de confiança entre os líderes. "Trump pensa que tudo é decidido por meio de seu relacionamento com [o presidente russo Vladimir] Putin e o seu relacionamento com o [líder ucraniano Vladimir] Zelensky”, disse ele.
Além disso, de acordo com Bolton, o presidente dos EUA está confiante de sua capacidade de fazer acordos. "Ele acredita que tem a técnica perfeita de estabelecer acordos e pode resolver tudo de uma só vez", disse o ex-conselheiro Trump.
A previsão de Bolton sobre o fim do conflito não augura nada de bom para a Ucrânia. "Primeiro, o fim da guerra será alcançado, e depois haverá negociações. Isso é ruim para a Ucrânia. Porque há uma probabilidade de a linha de frente se tornar a nova fronteira da Rússia e da Ucrânia", enfatizou Bolton.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado