Variedades
EUA desativarão sistema Starlink se Zelensky frustrar acordo de minerais de terras raras, diz mídia
Os EUA desativarão os terminais Starlink na Ucrânia se o líder do país Vladimir Zelensky se recusar a assinar o acordo sobre minerais, escreve agência Reuters citando fontes.
"Negociadores americanos que buscam obter de Kiev o acesso a minerais críticos da Ucrânia levantaram a questão da possibilidade de encerrar o acesso do país ao vital sistema de Internet por satélite Starlink", diz a publicação.
O artigo observa que esta questão foi levantada em uma reunião do representante especial do presidente dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, e Zelensky.
"A perda de Starlink […] seria um grande golpe [para a Ucrânia]", disse a fonte da agência. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em 3 de fevereiro que Washington espera que Kiev forneça garantias para o acesso a metais de terras raras.
Esta semana, a chefe do Centro de Apoio ao Reconhecimento Aéreo do Exército da Ucrânia, Maria Berlinskaya, disse que o sistema de acesso à Internet via satélite Starlink na Ucrânia pode ser desativado a qualquer momento, levando o caos às forças ucranianas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado