Variedades
Amazonas ganha primeira sala de cinema em uma comunidade indígena
Baixar
Neste sábado (1), o Estado do Amazonas ganha sua primeira sala de cinema dentro de uma comunidade indígena.


Ela vai funcionar na aldeia Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, região metropolitana de Manaus. O “Cine Aldeia” é uma das primeiras salas de cinema de aldeias indígenas no país e a primeira na Região Norte.
A inauguração acontece a partir das 17h e contará com a exibição de oito curtas-metragens e do lançamento do documentário Traços da Resistência, que narra a importância do centenário grafismo das pinturas indígenas. A obra é dirigida por Thaís Kokama, idealizadora do projeto “Cine Aldeia”.
Dos títulos selecionados, entre documentário e ficção, quatro foram realizados por pessoas indígenas e quatro por pessoas da região Norte e abordam temas relacionados à cultura indígena, ao meio ambiente, ancestralidade, e à cultura amazônica.
O Cine Aldeia é um dos projetos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual por meio da Lei Paulo Gustavo – e tem o objetivo de promover a inclusão cultural e fortalecer a identidade dos povos originários por meio do audiovisual.
Cultura Curtas-metragens e documentário marcam a estreia da “Cine Aldeia” São Luís 01/02/2025 - 10:15 Samia Mendes / Fran de Paula Madson Euler - repórter da Rádio Nacional Cine Aldeia Sala de Cinema comunidades indígenas sábado, 1 Fevereiro, 2025 - 10:15 1:18
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado