Variedades

Atropelamento de Kayky Brito: veja quais são os deveres e cuidados dos pedestres no trânsito

Ator sofreu acidente ao atravessar avenida na Barra da Tijuca, no sábado; perícia tenta entender se motorista estava acima da velocidade permitida

Agência O Globo - EXTRA 05/09/2023
Atropelamento de Kayky Brito: veja quais são os deveres e cuidados dos pedestres no trânsito

O atropelamento de Kayky Brito, no sábado, levantou algumas questões ligadas ao trânsito. Uma delas, inclui a velocidade máxima permitida de 70km na via onde o ator sofreu o acidente, que, de acordo com o prefeito do Rio Eduardo Paes, deverá ser reduzida para motoristas na orla. Outra, diz respeito aos deveres dos pedestres. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há seis artigos reforçando os cuidados e obrigações deles no trânsito.

O atropelamento: Entenda como aconteceu com Kayky Brito e o que se sabe sobre a investigação

Mudança após o ocorrido: Paes diz que velocidade máxima na orla do Rio será reduzida

O de número 69, por exemplo, afirma que "para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele".

Além disso, reforça que os pedestres "não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículo", e "onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular (reto, formando 90º) ao de seu eixo".

Armando de Souza, vice-presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), explica que não existe uma fiscalização no sentido de punir os pedestres, mas que há uma série de recomendações feitas para que ele possa ter atenção nas vias.

— Há regras sobre como atravessar a rua, respeitar os semáforos. Não existe uma fiscalizaçao, mas há uma previsão legal, deveres a serem cumpridos. A partir disso, se há obrigações a serem respeitadas, o pedestre pode ser a causa da própria condição de vítima. Ele pode ter atravessado fora da faixa, por exemplo, assumindo a responsabilidade caso venha a ser atropelado. Mas claro, é importante ter uma análise para entender se apenas ele foi negligente ou se o motorista também foi. Nesses casos, a responsabilidade é solidária, e os dois terão parte no acidente.

Visita da mãe: 'Agradeço as orações de todos, estamos confiantes na recuperação', diz a mãe de Kayky Brito

Atropelamento

O ator Kayky Brito, de 34 anos, foi atropelado no início da madrugada de sábado, na Avenida Lúcio Costa, na altura do Posto 6 da praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Brito estava com um amigo no quiosque Dona Maria quando resolveu sair para buscar algo em seu carro, que estava estacionado do outro lado da rua. Na volta, foi atropelado por um carro conduzido por motorista de aplicativo em serviço. Em depoimento a policiais da 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado, o homem disse que foi surpreendido quando o ator "cruzou a pista repentinamente correndo".

Rede de oração: Famosos falam sobre recuperação de Kayky Brito: 'Você vai sair dessa'

Kayky foi levado para o Hospital municipal Miguel Couto, na Zona Sul, e internado em estado grave, com politraumatismo, no Centro de Terapia Intensiva (CTI). À tarde o ator foi transferido para o Hospital Copa D'Or, em Copacabana, também na Zona Sul do Rio. De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda, dia 4, e divulgado na coluna Play, do Globo, "foi realizada uma fixação de fratura da pelve e do membro superior direito, com sucesso".