Variedades
Ivan Reitman, diretor de ‘Os Caça-Fantasmas’, morre aos 75 anos
Ivan Reitman, influente cineasta, produtor e diretor de comédias como “Os Caça-Fantasmas”, morreu aos 75 anos em sua casa em Montecito, Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a família, Reitman faleceu “pacificamente” enquanto dormia na noite de sábado, 12. “Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia na vida”, disseram os seus filhos Jason Reitman, Catherine Reitman e Caroline Reitman em um comunicado conjunto.
Reitman ficou conhecido por ter dirigido e produzido comédias que capturaram o espírito de seu tempo, como “O Clube dos Cafajestes” (1978), “Almôndegas” (1979), “Recrutas da Pesada” (1981), “Irmãos gêmeos” (1988) e “Um tira no jardim de infância” (1990). O seu maior sucesso foi com “Os Caça-Fantasmas” (1984), que ganhou continuação em 1989, virou desenho animado, inspirou jogos e programas de televisão, além de ter uma nova versão em 2016.
O cineasta nasceu em Komarno, na antiga Tchecoslováquia, em 1946. De origem judaica, a sua mãe era uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz e o seu pai foi um combatente da resistência na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os Reitmans decidiram fugir e viajaram no porão de uma barcaça com destino à Viena.
“Lembro-me de flashes de cenas”, Reitman disse à Associated Press em 1979. “Mais tarde eles me contaram sobre como eles me deram algumas pílulas para dormir para que eu não fizesse qualquer barulho. Eu estava tão nocauteado que dormi de olhos abertos. Meus pais estavam com medo que eu estivesse morto”.
Os Reitmans se juntaram a um parente em Toronto, no Canadá, onde ele deu os primeiros passos no mundo artístico e começou a estudar música e teatro na Universidade McMaster em Hamilton, Ontário.
No ano passado, um novo filme, “Ghostbusters – Mais Além”, foi produzido por ele e dirigido por um de seus filho, Jason Reitman, também cineasta. O último filme de Reitman, “A Grande Escolha”, foi lançado em 2014.
Autor: Redação
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
5DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular