RJ em Foco
Detran-RJ muda exame prático da CNH e adota sistema de pontuação
Candidatos serão aprovados com até nove pontos; manual também padroniza regras para examinadores e prevê remarcação da prova em casos específicos
O Detran-RJ publicou nesta sexta-feira um manual que padroniza a aplicação dos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. A principal mudança é a adoção de um sistema de pontuação para avaliar os candidatos: infrações leves, médias, graves e gravíssimas passam a valer de um a seis pontos, e será aprovado quem terminar a prova com até nove pontos.
Pelo novo modelo, as faltas cometidas durante o exame passam a ser convertidas em pontos, conforme a gravidade: infrações leves somam um ponto; médias, dois; graves, quatro; e gravíssimas, seis. O candidato será reprovado ao atingir dez pontos ou mais.
O manual também estabelece novas regras para situações em que a prova não possa ser concluída. Quem for impedido de realizar o exame por problemas mecânicos no veículo, questões médicas comprovadas ou outras circunstâncias externas que comprometam a segurança terá direito a remarcar a prova sem pagar uma nova taxa. As novas regras foram oficializadas pela Portaria nº 7.120/2026 e seguem a Resolução Contran.
Já quando o exame for interrompido por repetidas demonstrações de falta de habilidade na condução do veículo — situação classificada como "imperícia reiterada" pela resolução do Contran — o resultado será registrado como "não concluído". Nesse caso, o candidato precisará agendar um novo exame e pagar uma nova taxa.
Segundo o Detran-RJ, o objetivo do manual é uniformizar os procedimentos adotados pelos examinadores, instrutores e candidatos, aumentando a transparência e a padronização das avaliações. Ao fim da prova, o candidato receberá o resultado, a pontuação obtida e a relação das faltas registradas durante o exame.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório
-
5SAÚDE
Rumor aponta que aliados de JHC pretendem demitir funcionários do Hospital Regional de Santana