RJ em Foco
Após acidente com asa-delta que matou duas pessoas, clube suspende atividades por três dias
Rodolfo Pascoal Ladeira, de 43 anos, e a turista americana Jenny Colón Rodríguez, de 36, caíram no mar após a queda da asa-delta. A dupla chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas não sobreviveu
Após o acidente com uma asa-delta que deixou dois mortos na Praia de São Conrado neste sábado, o Clube São Conrado de Voo Livre informou que as atividades estão suspensas por três dias. A queda da asa-delta ocorreu no fim da manhã, quando Rodolfo Pascoal Ladeira, de 43 anos, e a turista americana Jenny Colón Rodríguez, de 36, caíram no mar após uma queda. A dupla chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas não sobreviveu. A Polícia Civil investiga o caso, mas ainda não se sabe a causa do acidente.
Dados da insegurança:
Confira:
O acidente aconteceu pouco antes do meio-dia e mobilizou uma grande operação de resgate. Dois helicópteros do Corpo de Bombeiros foram deslocados para a área, além de motos aquáticas. Um barco que estava próximo ao ponto da queda também auxiliou no socorro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Marítimo de Copacabana foi acionado por volta das 11h15.
Resgate chamou atenção
As vítimas foram retiradas da água e levadas para a faixa de areia. Ali, os agentes iniciaram manobras de reanimação que duraram pelo menos 15 minutos. A movimentação chamou a atenção de banhistas e frequentadores da praia, que acompanharam o atendimento em silêncio. Um grupo chegou a formar um cordão humano diante do local onde os socorristas atuavam. Algumas pessoas começaram a orar pelas vítimas. Quem presenciou a cena relatou que as duas pessoas estavam desacordadas e ensanguentadas.
Rodolfo Pascoal Ladeira morreu ainda no local. Já Jenny Colón Rodríguez foi socorrida em estado gravíssimo e encaminhada para o Hospital Municipal Miguel Couto. Ela chegou a receber atendimento na unidade, mas não resistiu aos ferimentos.
Após atendimento inicial, a perícia técnica da Polícia Civil esteve na praia para dar início às investigações. A ocorrência foi registrada na 15ª DP (Gávea), que apura as circunstâncias do acidente.
Inicialmente, também foi informado que Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela fiscalização das regras aplicáveis ao voo livre no espaço aéreo, também seria acionada na investigação. Porém, em nota, a ANAC esclareceu que não emite ou exige habilitação para a prática de esportes radicais.
A agência pontuou que recomenda que os interessados em praticar voo livre se habilitem por meio de associações aerodesportivas reconhecidas pela comunidade praticante, que possui seus próprios moldes de habilitação previstos por suas associações.
"A fiscalização de irregularidades nessa atividade envolve a interface das Secretarias de Segurança Pública (SSP), que são os órgãos com atribuições de fiscalização penal, com a Anac. Denúncias recebidas pela Agência sobre irregularidades nesse campo são encaminhadas para os órgãos de polícia competentes para a tomada das medidas cabíveis. [...] Sobre os requisitos operacionais de equipamentos de voo livre, como parapentes, esses equipamentos não estão sujeitos à avaliação de aspectos de aeronavegabilidade, mas a Anac exige que os praticantes realizem o cadastro do equipamento, como previsto no RBAC nº 103. Esse cadastro é operacionalizado pelas associações credenciadas, que são responsáveis pela identificação do desportista e pela emissão de atestado de capacidade, garantindo que ele está apto a cumprir as normas operacionais pertinentes", disse a agência em nota.
A ANAC ainda reforçou que a prática de voo livre é autorizada somente em espaços de voo designados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Adicionalmente, devem ser cumpridas as regras operacionais estabelecidas no RBAC nº 103 de forma a não expor a risco pessoas no solo ou o sistema de aviação civil.
Instrutor com 30 anos de experiência
O instrutor era vinculado ao Clube São Conrado de Voo Livre, que comunicou que as atividades de voo ficarão suspensas nos próximos três dias. Também aguarda o resgate completo do equipamento para uma avaliação técnica minuciosa. Por mensagem, o clube manifestou profunda comoção com a morte do instrutor e da turista, prestou homenagem aos bombeiros pelo atendimento e afirmou que os motivos do acidente estão sendo apurados.
Ladeira tinha 30 anos de experiência, era recordista de parapente e reconhecido com inúmeras medalhas e honrarias. Ele deixa mulher e uma filha. Nas redes sociais, o instrutor exaltava a sensação de liberdade e adrenalina que o voo livre proporcionava.
Jenny postava pouco sobre a vida pessoal, mas fazia questão de registrar viagens pelo mundo. No Facebook, publicou fotos na Colômbia, em Paris, em Honduras e em outros destinos. Nas imagens, aparecia sempre sorridente, diante de paisagens paradisíacas ou pontos turísticos. Ainda não se sabe quando ela chegou ao Brasil. A turista estava no Rio acompanhada de duas amigas, que não quiseram fazer o voo livre.
Recentemente, outro acidente envolvendo prática esportiva aérea ocorreu no Rio. Assim como em São Conrado, a Zona Sudoeste também é conhecida por pontos de voo livre. O empresário Gabriel Farrel, de 31, fundador da franquia de pizzarias Borda e Lenha, morreu ao saltar de paraquedas na Praia da Reserva. Ele pulou de uma aeronave, mas o equipamento apresentou falha e não abriu.
Veja nota do Clube de Voo:
"Com o coração pesado e lágrimas nos olhos, comunicamos um momento de profunda dor e comoção. Nosso instrutor de asa-delta e recordista de parapente, Rodolfo Pascoal Ladeira, e sua aluna, Jenny Colôn Rodríguez, foram vítimas de um trágico acidente durante um voo. A perda de ambos nos abala profundamente. Os motivos do acidente estão sendo apurados, e estamos aguardando o restante do resgate do equipamento para uma avaliação técnica minuciosa. Queremos honrar a equipe dos bombeiros, que lutou incansavelmente para salvar vidas, e expressar nosso mais profundo apoio aos parentes das vítimas. Que a memória de ambos seja um legado de inspiração, e que possamos encontrar forças para continuar voando, sonhando e vivendo, mesmo nos momentos mais difíceis. Eles vivem em nossos corações e nos inspirarão a voar mais alto".
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista