RJ em Foco

Verão 2026: carnaval já toma rodas de samba, bares e ruas da cidade; confira cinco dicas

Carnaval aos pés da Árvore de Natal da Enseada de Botafogo integra lista de atrativos

Agência O Globo - 20/12/2025
Verão 2026: carnaval já toma rodas de samba, bares e ruas da cidade; confira cinco dicas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

No Rio de Janeiro, verão e carnaval evoluem em harmonia e transformam a cidade em um grande palco — a céu aberto ou nos bares. Os amantes do ziriguidum encontram como opções blocos, rodas de samba-enredo e ensaios de rua de escolas do Grupo Especial. Para quem não quer esperar até a segunda quinzena de fevereiro para cair na folia, abaixo há cinco dicas para adiantar a curtição.

Anota aí:

Happn avisa:

1. Ensaios de Rua

Compõem o Grupo Especial grandes escolas como Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija‑Flor de Nilópolis, Viradouro, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio, Salgueiro e Acadêmicos de Niterói. Por ruas do Rio, de Niterói e da Baixada Fluminense, é possível riscar o asfalto e mostrar o samba no pé com os ensaios de comunidade de cada escola ou com os encontros de agremiações. Salvo exceções como Beija-Flor e Viradouro, nas semanas de recesso de Natal e réveillon, as escolas pausam os ensaios; a retomada será em janeiro.

Acadêmicos de Niterói: aos domingos, 18h, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói;

Imperatriz Leopoldinense: aos domingos, a partir das 16h, com a concentração na Rua Euclides Faria, em Olaria;

Portela: aos domingos, às 17h ou 18h, na Estrada do Portela, em Oswaldo Cruz;

Estação Primeira de Mangueira: aos domingos, às 18h, na Visconde de Niterói, aos pés da Mangueira;

Mocidade Independente de Padre Miguel: aos sábados, às 17h, na Avenida Ministro Ary Franco, em Bangu;

Beija-Flor de Nilópolis: neste sábado (20), a partir das 19h, a escola recebe a Unidos do Viradouro na Estrada da Mirandela, em Nilópolis, dentro do tradicional Encontro de Quilombos;

Unidos do Viradouro: aos domingos, na Avenida Amaral Peixoto, com concentração às 18h;

Unidos da Tijuca: às sextas, às 19h, na Via D1, Santo Cristo;

Paraíso do Tuiuti: às segundas, em frente ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão;

Unidos de Vila Isabel: às quartas-feiras, às 20h, no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel;

Acadêmicos do Grande Rio: aos domingos, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no Centro de Duque de Caxias;

Acadêmicos do Salgueiro: às quintas, na Rua Maxwell 581, no Andaraí.

2. Baródromo

As já tradicionais rodas de samba-enredo do Baródromo (Rua Dona Zulmira 4, Maracanã) já começaram. Neste domingo (21), o Grupo S.E.R convidará a União de Maricá, o Império Serrano e a União da Ilha. A entrada é gratuita. Vale acompanhar para checar a agenda completa. O samba de carnaval costuma acontecer aos domingos.

Caribrejo:

3. Carnaval aos pés da Árvore de Natal

A Enseada de Botafogo terá grupos carnavalescos como atrações gratuitas do Natal do Rio, neste fim de semana. Com vista para a árvore flutuante, no sábado (20), o Grupo Arruda se apresenta às 17h30. No domingo (21), às 16h, tem Bloco do Papai Noel. Os shows fazem parte do Natal do Rio e, às 19h, têm como atração o acendimento da árvore. Até 6 de janeiro.

Como chegar à Enseada de Botafogo

O público poderá chegar à Enseada de Botafogo por dois pontos de acesso. A travessia será feita exclusivamente pelas faixas de pedestre que levam diretamente aos túneis subterrâneos, garantindo mais segurança.

Os dois acessos são:

Túnel 1 – na altura do início da Rua São Clemente, próximo à saída do metrô.

Túnel 2 – na altura do Edifício Argentina, na Praia de Botafogo, perto do número 22

Made in Rio:

4. Carnaval Fan Fest

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou que o janeiro, na Praia de Copacabana, será de Carnaval Fan Fest, um evento nos moldes do que acontece na Copa do Mundo, na altura da Rua República do Peru, no posto 3. A partir de 20 de janeiro, nas sextas-feiras, nos sábados e nos domingos, haverá apresentações das escolas de samba, oficinas de sambistas e shows. A programação irá até o Sábado das Campeãs. Neguinho da Beija-Flor e Belo, Pretinho da Serrinha e Marcelo D2, Jorge Aragão e Gilsons estão entre os confirmados.

5. Na Zona Sudoeste

A Mangueira não está só na Zona Norte e no Centro. Para moradores ou visitantes da Barra, o batuque da Verde e Rosa pode ser ouvido de perto no Bar Mangueira (Avenida Olegário Maciel 539). O espaço tem decoração temática, iluminação neon e reaproveitamento de materiais dos desfiles. A programação musical conta com escolas de samba convidadas e uma variedade de ritmos e estilos musicais.